quinta-feira, 5 de junho de 2014

A oeste nada de novo

Hoje dei um longo passeio em direcção a oeste, pela Rua da Calheta, que é a nossa e vai dar quase ao Burgau. Pode-se andar kms com uma vista de mar até ao horizonte.

Há uns anos toda esta estrada era péssima, cheia de calhaus , ervas daninhas, rochas e plantas silvestres, mas o passeio para quem gosta de andar imperdível. Meus pais gostavam de namorar ao fim da tarde, indo pelas rochas ou pela estrada propriamente dita. Era quase um ritual.

Todos os anos faço este passeio, em memória deles em direcção a oeste e cada vez descubro mais civilização no bom sentido da palavra.

Os ingleses e alemães que aqui habitam praticamente todo  ano tratam de si e do ambiente, cuidando de toda área à volta das suas casas, criando pequenos centros de jardinagem, canteiros de flores, palmeiras, árvores tropicais, tudo limpo e fotogénico e até relva bem verde, que tem de ser regada pois aqui não chove quase.

Dá gosto ver mais de um km de marginal ajardinada. Hoje até vi um grupo de turistas guiados a observar as flores, loucos com as buganvílias e as calhetas lá em baixo com o mar de um azul escuro e verde, grutinhas cheias de pedras, e água duma transparência quase irreal.

Deve ser bom terminar a vida num paraíso destes, onde todos se conhecem e entreajudam, fazendo encontros, promovendo concertos e exposições, sorrindo aos que passam e dando côr a esta terra...
aqui ( porquê? ) quase no fim da Europa.




8 comentários:

  1. Que bom! Férias ,assim, sem horários, sem destino, e em paz, são as férias ideais.
    Espero que continue assim, feliz, desfrutando de tudo de bom que aí encontra.
    Beijinhos para as duas. Maria eugénia

    ResponderEliminar
  2. Continuação de dias felizes!!!!!!
    Um braço.

    ResponderEliminar
  3. Queria dizer um abraço (para as duas, acrescento).

    ResponderEliminar
  4. Sim, férias destas é o que desejo a todas as pessoas que amo! Adiam-se as angústias e vive-se melhor.....

    Bjinhos para as duas!

    ResponderEliminar
  5. "A oeste nada de novo"... mas a ocidente...temos as suas belíssimas fotografias. São um dos motivos porque "visito" o seu blogue diariamente. Por isso, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada....é sempre bom ver que elas são apreciadas porque as tiro com verdadeiro amor, diria mesmo, paixão.

      Venha sempre...

      Eliminar
  6. Nem a balbúrdia da Maddie perturba esse bem estar, presumo. Esta época do ano é linda, aí, com as buganvílias, hibiscos, aloés, pelargónios, tudo em flor. Até os cactos, com os seus figos apetitosos!
    Boa estadia

    ResponderEliminar
  7. Mário:
    Esqueceste-te dos agapantos, da corriola, dos lírios, das rosas, dos malmequeres, da cevadilha, dos rododendros, da madressilva, da lantana, etc.etc. Tenho visto destas todos os dias, parece que estamos na madeira.
    Hoje fomos ver os golfinhos, uma experiência única, o mar estava encapelado, o barco saltava perdido no meio do mar, longíssimo da costa.....descreverei tudo no próximo post!! Obrigada pela visita......já tardava....

    ResponderEliminar