sábado, 14 de junho de 2014

As grutas mágicas

Não me canso de as visitar.

O passeio, que custa apenas 10 euros, vale milhões, não só pelo prazer de ver a costa do lado do mar, mas também pelo pormenor encantatório de uma das mais belas joias do país.
Há muito boa gente que vai ao Algarve todos os anos e nunca visitou a Ponta da Piedade, nem por terra. Ficam-se pelas Vilamouras, Albufeiras e Armação de Peras, desprezando um pouco o lado de Sagres que, quanto a mim, é o mais belo, mais genuíno e perfeito do Algarve. E nem sequer me estou a referir à Costa Vicentina, que é outra maravilha a visitar e que, desta vez, não pude revisitar.




Partimos pelas 2.30 num barquito pequeno, só com 4 pessoas. Levávamos coletes pois é obrigatório, não vá o diabo tecê-las. O mar estava muito calmo, fomos no dia ideal para ver bem as rochas, o rendilhado geológico e a transparência da água que dentro das grutas é simplesmente espantosa. Ainda passámos algum frisson quando o nosso barqueiro meteu por uma gruta tão baixinha que tivémos de nos encolher para não dar com a cabeça nas rochas!! Isso faz parte da aventura e já sabemos que não há acidentes.

São inúmeras as embarcações que encontramos pelas imediações e dezenas de praias pequeninas por que passamos, quase todas com escadarias íngremes de acesso e rochas no meio da areia, duma cor amarelada-laranja, a típica cor do Algarve. Não sei quantas fotos tirei, mas a tentação é enorme.

A água é límpida, apesar do óleo largado pelos barcos. Os apreciadores de caiaques e de pranchas deliciam-se a passear por ali.

Fica aqui um extracto da Wiki com informação sobre esta zona:

Considerado um dos locais mais belos da Europa, a Ponta de Piedade é um monumento natural turístico de Lagos, no Algarve em Portugal. É composta de várias formações rochosas do tipo falésia, com até 20 metros de altura aproximadamente, sendo um dos pontos turísticos de maior interesse fotográfico da região. No local, é possível visitar as diversas grutas existentes garantindo uma experiência turística agradável e única.

7 comentários:

  1. Eu julgo que já visitei essas grutas em Lagos. As que eu visitei eram lindíssimas. Serão as mesmas?
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. São com certeza. Em Lagos não há outras e mesmo no Algarve, há inúmeras praias com rochas fantásticas - como a Praia da Luz - mas sem esta majestade e proliferação de conjuntos rochosos que formam uma península rendilhada com o mar verde e azul. É mesmo uma das visitas obrigatorias em Lagos, de modo que devem ter sido estas que a Graciete viu.

    Hoje os meus netos vão tocar na Casa da Música, um concerto sempre maravilhoso com jovens dos 3 aos 16 anos. Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Bom êxito para os pequeninos. Será, de certeza.
    Um beijo para si e outro para eles.

    ResponderEliminar
  4. Foi um concerto memorável. Uns amigos nossos alemães estavam maravilhados, diziam que nunca tinham visto nada assim. 5' e tal jovens a tocar em uníssono mais de 30 peças de música....vale a pena o esforço para se ter tal resultado no final. Hoje fiquei a pensar que eles vão para os USA para o ano.....estou um pouco em baixo, mas eles vêm todos ver o jogo da selecção juntamente com esses amigos, de modo que vai ser giro.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. O recado para mim serve. Não conheço o Algarve que aqui mostra e é a região do território português que menos vontade tenho em ir. Só fui a a Tavira por livre escolha. Aos restantes lugares algarvios têm me levado ou convidado. Mas já registei tudinho!...:)

    ResponderEliminar
  6. Há muitos sítios em Portugal que são maravilhosos e que eu não conheço. Calhou ir parar à praia da Luz em 1966 e nunca mais ter deixado de ir. Nesses anos aquilo era um ermo, sem nada senão as praias e o mar imenso. Mas a pouco e pouco desenvolveu-se sob controlo dos Ingleses que são pratocamente os donos de tudo....o que é bom, pois têm bom gosto e não estragaram o local. Mas os Açores têm tudo, são verdes e enigmáticos. Adorei a sua ilha....
    Bjinho

    ResponderEliminar