terça-feira, 17 de junho de 2014

Pausa para viver

Já há dias que não escrevo no blogue.

A vida real, os eventos sociais e familiares assim como as emoções levaram à melhor.

Desde 6ª feira, em que cheguei a casa pelas 10 horas, que os dias se têm seguido cheios de peripécias e eventos importantes a que se aliam o amor pela família, a amizade, a religião e os costumes e até a união entre povos. Não estou a exagerar. :)

No sábado assisti à final do Torneio de futebol Mc Donalds, em que o meu neto Daniel tomava parte como jogador sub-12 da equipa do Brasil. Estava um calor insuportável, mas o entusiasmo era tão grande que fomos todos - família mais alargada - e sentámo-nos a apoiar, a gritar, bater palmas, etc. Infelizmente o Brasil perdeu 4-1, embora o meu neto tenha desferido um pontapé de livre que entrou na baliza como um raio....mas foi só!!
No domingo os meus meninos faziam a 1ª comunhão e a comunhão solene com o Colégio alemão. A cerimónia teve lugar na Igreja do Sº Sacramento aqui perto. Consegui um lugar mesmo à frente, onde vivi tudo plenamente e pude fotografar. Nunca mais me esqueço da carinha dos meus netos, vestidos de calções beiges e camisinha branca, muito simples. O coro foi dirigido pelo maestro do coro da Sé que também tinha um filho no grupo de crianças. Os meus filhos e netos tocaram o canon de Pachelbel durante o Ofertório e foi um momento extremamente comovente.
Depois fomos todos para casa do meu filho, onde decorreu um almoço excelente, caseiro, cheio de crianças entre netos, primos e sobrinhos meus.

Às 6 ocorreu o Concerto Final do Ano da Escola "A Pauta" na Casa da Música. Foi um dos concertos mais impressionantes a que tenho assistido - 50 e tal jovens a tocar violoncelo e violino - com música muito apelativa para todas as pessoas.
Não pude deixar de pensar que durante o próximo ano, não ouvirei os meus netos a tocar, a não ser pelo skype!! Fico com o coração apertado e só me apetece chorar....a vida é cheia de contrastes...

Ontem convidei uma família alemã que veio da Alemanha para assistir à Comunhão dos meus netos. É uma história longa de amizade entre estudantes e seus pais, que começou no Porto e continuou em Karlsruhe, onde o meu filho estudou durante três anos. É uma amizade que dura há mais de 20 anos. Gosto muito deles e a experiência dum jogo de claques repartidas foi inesquecível. Jantámos todos juntos aqui em casa - aproveitando os restos do almoço da véspera - .
 O resultado do jogo tinha sido desastroso, mas os miúdos e a amizade preencheram o vazio rapidamente e ainda nos rimos imenso com o meu neto a imitar o CR7 no seu melhor. Há muito que não recebia aqui em casa e é realmente fantástico juntar amigos à volta.

A minha amiga deu-me um livrinho sobre a Amizade. Transcrevo uma frase de Goethe que já conhecia e sempre transmiti aos meus alunos em dedicatórias que lhes escrevia por vezes nos livros ou em cadernos de autógrafos. Também é verdadeiro para as nossas amizades virtuais e relações nas redes sociais:

Conhecer Alguém que nos entende, apesar da distância, sem que seja necessário expressar o que sentimos. Eis o que faz da Terra um jardim.

Goethe / 1749-1832)



6 comentários:

  1. Que família feliz e tão dotada!!!! É muito bom viver e recordar essas experiências lindas!
    Parabéns e um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Graciete, a frase de Goethe aplica-se bem a nós as duas, embora escrevamos aquilo que sentimos quase todos os dias! Bjinho grande!

      Eliminar
  2. Ah! Felizmente a vida continua e a nostalgia da "orfandade d filhos e de netos" parece ter passado! Ainda bem! Força nessa criatividade - escrita, fotografia, pintura... o "povo" agradece! E o astral para cima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vida tem momentos que são únicos e há que tirar deles o máximo do proveito. Depois de duas semanas quase sem ver ninguém da família ( excepto a Luisa e o teu filho, nora e netos que foram visitar-nos e de que gostei imenso), tive um "banho" de amor e amizade, a provar que nunca estamos sozinhos enquanto houver sentimentos em nós. Para o ano será o que Deus quiser e não quero sofrer por antecipação. Não sou religiosa, mas Deus já me concedeu "milagres" na Vida. :)
      Posts destes trazem-me sempre o astral para cima, Mano. Boa semana!

      Eliminar
  3. O que acabei de ler propaga-se na emoção! A cereja no bolo é a frase de Goethe. Muitos parabéns por tudo o que se passou nesse dia. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Madalena,

    Todos os dias penso no milagre da Internet, que nos faz encontrar Amigos. Virtuais ou não são pessoas que nos entendem e que nós entendemos para lá dos problemas reais da vida. Encontrá-la a si foi uma experiência especial, pois na sua maioria os meus amigos do FB são-me bem conhecidos. Obrigada e volte sempre!!

    ResponderEliminar