sábado, 6 de dezembro de 2014

A ferrugem



Chá Gorreana- Açores
Um dos tópicos semanais  do site GroupDK é dedicado à ferrugem, algo que sugere sempre deterioração de metais, envelhecimento das máquinas, difícil manejo das peças.
Também se pode conotar com o nosso próprio envelhecimento, à artrose que surge quando as articulações já estão gastas e com falta de líquido ( óleo).
Linha férreas da Ferradosa ( Douro)
Lembro-me de ver peças com ferrugem nas cozinhas de outrora, os talheres tinham de ser areados para não escurecerem, os ferros eléctricos untados com azeite, as bicicletas com óleo.

Mas a ferrugem tem um tom lindo e muito típico.

Custa muito a tirar nódoas de ferrugem e por vezes, é mesmo impossível fazê-lo, acabando o tecido por romper.
Barco rabelo na Ribeira

Encontrei estas fotos no arquivo e fascina-me toda uma beleza do antigamente.....


Ponte Luiz I
A ferrugem é um processo químico que se desenvolve quando o metal, ferro, cobre, estanho, etc. entra em contacto com o oxigénio da água ou ar ou permanece húmido durante algum tempo.

segundo a WIKI:

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigénio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.


Torneira antiga - jardim botanico


Ao sábado, este é o tema obrigatório do Group DK. As fotografias que lá se colocam são inúmeras e muitas delas curiosas e belas.  
https://www.facebook.com/groups/492138930806525/?fref=ts
Estufa jardim botanico

Bom fim de semana sem ferrugem..... :)






7 comentários:

  1. Acabo de chegar do Vivacidade onde fui apenas para dar um beijinho às minhas amigas que estão a expor, entre elas tu. Agora vou estar com a minha neta que tem teste de Física 2ª feira e que menos que 100% para ela, é um desgosto... Soube pela Adelaide que estás doente. Deduzo da mensagem que são mais uma vez as tuas artroses. Votos de rápidas melhoras.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Virgínia, se lhe servir para alguma coisa, aqui vai como tirar ferrugem NÃO em tecidos mas em tudo o resto - ácido fosfórico - vende-se nas grandes superfícies dedicada a ctividades DIY!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      Por acaso não costumo ter objectos oxidáveis em casa..... :)

      Bom domingo!

      Eliminar
    2. Não consigo escrever no seu blogue. È sempre tão complicado e pede-me tanta info que desisto. Já aconteceu várias vezes. Porque não simplifica o sistema?

      Eliminar
  3. Desculpa, Regina, estou mesmo desolada. Acordei muito constipada e confesso que não me sentia com coragem de arrostar com o frio. Devia ter ido, mas sentia-me mesmo mal. Agora estou bem melhor. Tenho pena porque nem sequer vi a expo já montada. Gostaste?
    Boa sorte para a tua menina, parece-se com um menino que eu conheço tb!!! Ando cheia de saudades deles e quando penso que não vêm no Natal, fico deprimida. O João vem amanhã para passar uma semana, mas já sei que pouco o vejo!!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Desculpo o quê?
    Lamento que estejas doente e que não pudesses ter ido. Eu também entrei e saí, como te disse. Vi mal a exposição mas o teu quadro está lá dentro do lado direito e é muito apelativo. Naquela tua série de trabalhos (e não só) tens obras muito bonitas.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  5. Obrigada....são os que gosto mais, embora agora me dedique tb aos pintados em MDF, que necessitam de moldura. Não tenho pintado muito....
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar