quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

As janelas - II - Ribeira


Uma janela é sempre algo de positivo, de fresco, de liberdade....há muitos provérbios relacionados com janelas, há poemas e textos infindáveis sobre este tema. Também há filmes, como a A Janela Indiscreta, que ficaram na memória de todos.


 "Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer."  Kafka

"Um livro é uma janela pela qual nos evadimos." Julien Green




As janelas do Porto são imensas e muitas vezes não fazemos ideia do que se passa lá dentro. Estáo fechadas para os de fora com estores, cortinados, cortininhas de cassa. Ninguém quer a devassa da sua privacidade.

As minha janelas não têm estores do lado dos quartos pois não há casas em frente e gosto que a luz entre à vontade. Do lado do sol, tenho de as correr de vez em quando por causa do sol que é muito forte e passa através das vidraças duplas. É das coisas que mais amo, ver a sala cheia de sol de manhã e à tarde, mais no inverno do que no verão.





Todas estas janelas são diferentes, as varandas de ferro forjado rendilhado uma maravilha...

"Um bom estilo, afinal, é como esse raio de luz que entra pela minha janela no momento em que escrevo, e que deve a sua clareza pura à união das sete cores das quais é composto. O estilo simples é parecido com a claridade branca." Machado de Assis

"Se você tiver uma janela paralela que contenha segurança, ousadia, determinação e que se abra em simultâneo com as janelas do medo, pânico e ansiedade, você terá recursos para superar a sua crise. Se não possuir essa janela, terá grandes probabilidades de se tornar uma vítima."









12 comentários:

  1. Janela Indiscreta, um dos meus filmes favoritos de Hitckock, na versão antiga...
    Engraçado, as janelas que apresenta em fotos, talvez não lembre à maioria das pessoas olhar para elas no real. Mas tenho certeza, por mim digo, que se algum dia passar por estes caminhos vou reparar nelas...
    Também alegra-me imenso o sol entrar dentro de casa...A minha sala e cozinha só têm cortinas e nada de estores...Retire-os. Infelizmente não bate Sol no Inverno nesta parte da casa. Se por hipótese viesse a comprar uma casa ia munida de uma bússola porque gosto de casas todas viradas para Sul... Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Ribeira há um bairro inteiro de casas antigas que rivalizam com as casas italianas, que vi em Veneza por exemplo. Quando foram restauradas , estavam muito claras e com cores garridas, agora já apresentam uma patine e algumas necessitam de reparação. Do barco é que se vêem bem....
      bjinhos

      Eliminar
  2. Tenho seguido todas as tuas mensagens sobre janelas. Não tenho comentado essencialmente por falta de tempo Não sei se estavas na Utopia quando pintámos umas aguarelas a partir de postais que o Domingos levou. Escolhi precisamente duas janelas, que recriei. Tal como tu, também eu gosto muito de janelas e portas. Deixo um poema, não publicado
    Centenária, aquela porta,
    repleta de memórias.
    Qual retorta, destilando químicos segredos
    que se evolam em subtis vapores
    e recuperam em matérias condensadas,
    também aquela porta esconde, por detrás,
    vidas, enredos,
    paixão, indiferença, ódios, rancores,
    que se evolam por frinchas mal vedadas
    (2005)
    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me desses postais, mas não me lembro do que escolhi, nem pintei. Obrigada pelo poema que é como sempre misterioso. Ando bastante metida comigo, ou seja, dentro de janelas e portas fechadas....não me apetece sair , nem conviver demasiado. A expo é no sábado às 4, já deves ter recebido o convite. Gostava de te ver!!
      Bjinho

      Eliminar
  3. Parabéns pelas belas fotos aqui publicadas..!!!
    As janelas da Ribeira são lindíssimas e em dias de sol deslumbram-nos ainda mais...
    Continuação de boa semana
    Albertina Granja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Sim, o sol faz muita falta nesta cidade, fica mais airosa e clara. Felizmente estes dias têm sido lindos, o tempo está esplendoroso, embora frio.

      Abraço

      Eliminar
  4. Como já comentaram, vem-me à memória o filme "Janela Indiscreta" da década de 50 ( as suas são discretas, mas lindas) que faz parte do meu imaginário com a inesquecível Grace Kely.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Sim, um filme cheio de suspense, como já não se fazem. Aquela janela é o filme todo!! Obrigada e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. As janelas pouco ou nada me dizem.
    Adoro contemplar as varandas.

    ResponderEliminar
  7. As varandas são verdadeiras obras de arte.....é um gosto, só espero que não as deixem morrer de ferrugem....

    ResponderEliminar
  8. As varandas representam um quase grito de liberdade, na volumetria da arquitectura.

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, mas como são rendilhadas, a leveza é uma das suas características e beleza.

    ResponderEliminar