sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Até já....!

O meu filho mais velho esteve cá cinco dias e pouco o vi - apenas à noite para jantar e passarmos  serões juntos.
Chegou para receber carinho e transmitir amor, confirmando o entendimento mútuo e alguma admiração que nutrimos um pelo outro.
O meu filho é agora professor catedrático da FEUP, tendo a sua candidatura sido aprovada unânimemente pelo júri. Veio tomar posse e também encontrar-se com os seus pares da Veniam, empresa de telecomunicações que está a ter um sucesso enorme nos EU e que conseguiu
investimentos avultados para desenvolver o projecto wi-fi para transportes em cidades americanas.

Podem ler neste artigo do Expresso como as relações entre a Veniam e as empresas americanas se está a desenvolver:

VENIAM. PORTUGUESA, SEDUTORA DE DÓLARES AMERICANOS E COM SILICON VALLEY NA MIRA

A startup portuense de base tecnológica Veniam seduziu um consórcio americano de investidores a aplicar 4,9 milhões de dólares (3,9 milhões de euros) para expandir a sua presença em Silicon Valley e acelerar o processo de instalação de redes veiculares em várias cidades dos Estados Unidos.
O consórcio financiador é liderado pela sociedade de capital e risco True Ventures, contando ainda com a participação da Union Square Ventures e da Cane Investments. 
Internet em movimento
A Veniam é uma empresa portuguesa que desenvolve tecnologia inovadora e está apostada em criar a "internet em movimento" (internet of moving things). Utiliza a conectividade entre veículos, objetos móveis e utilizadores finais para ampliar a cobertura de rede WiFi, a custos reduzidos.  Basicamente, instala dispositivos de comunicação móveis que transformam carros, autocarros ou camiões em hotspots WiFi em movimento. Esta comunicação entre veículos permite aos utilizadores ter acesso à internet sem recorrerem às redes móveis e permite recolher dados sobre os veículos e a cidade.
Este ano, a Veniam criou, no Porto, a maior rede veicular do mundo, com a ligação entre mais de 400 autocarros da cidade, permitindo o acesso à rede WiFi a cerca de 60 mil pessoas por mês
artifícios fotográficos :)
A partir do sucesso registado no Porto, "este financiamento vai permitir expandir rapidamente as atividades nos EUA, continuando a criar emprego qualificado em Portugal com investimento direto estrangeiro", refere João Barros, presidente executivo e um dos quatro fundadores da Veniam
A tecnologia "é inteiramente desenvolvida em Portugal e tem despertado um enorme interesse em todo o mundo", refere o jovem empresário
A Veniam está segura de que "as redes de veículos em grande escala estarão na base de uma expansão mais rápida da internet of Things, tanto nas cidades como em ambientes industriais". 
Sede na Califórnia
O objetivo da Veniam é transformar frotas de veículos, públicos ou privados, em redes ativas, sem que haja uma dependência das redes móveis. Paralelamente, a utilização da tecnologia permite também recolher um grande volume de dados, representando grandes oportunidades como o melhoramento dos transportes públicos, recolha inteligente do lixo, e monitorização de infraestruturas críticas, entre outros.  
Em agosto passado, a Veniam transferiu a sede para Mountain View, Califórnia, para abrir um novo ciclo. João Barros adotou a mesma lógica e instalou-se em Montain View. Mas os laboratórios de desenvolvimento permanecem em Aveiro (IEUA) e no Porto (UPTEC).
A empresa foi lançada em 2012 por João Barros e Susana Sargento, docentes das universidades do Porto e de Aveiro. Roy Russell e Robin Chase, fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa de car-sharing do mundo, são também cofundadores.


É difícil não me sentir orgulhosa deste meu filho. Para além dos netos que me deu - três  rapazes que adoro de paixão , como agora se diz, cada vez que o vejo e me lembro dele pequenino a querer saber tudo, agradeço o privilégio que é ser sua Mãe.

Quando os filhos partem, sinto um nó na garganta e um vazio enorme.
Preencho-o com boas memórias do passado, esperança no futuro e certezas do presente.

8 comentários:

  1. Oh, tão bonito este post. :')

    ResponderEliminar
  2. De vez em quando o nosso ego explode ! :)

    ResponderEliminar
  3. O seu ego explode e muito bem!
    Ter filhos assim, inteligentes, trabalhadores, empreendedores e naturalmente publicamente reconhecidos é um orgulho para qualquer Pai ou Mãe.
    Parabéns. Beijinhos para uma Mãe babada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Geninha, ainda agora falei com os meus netos todos pelo skype e fui eu que os informei de que o avião tinha aterrado em S.F. Gosto de seguir o rasto dos aviões onde eles andam, de modo a saber logo se chegaram bem....
      Tinhas razão quando dizias que as tecnologias faziam maravilhas!! Eu estava demasiado em baixo para acreditar!
      Bjinhos

      Eliminar
  4. Virgínia, no sucesso dos filhos há sempre uma cota parte dos pais, pelo menos pessoalmente eu assumo isso, portanto aqui ficam os meus parabéns PARA SI!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigada,Dalma. Escrever da Foz noir pad. Esta um dia fabuloso e ondas Altas.

      Eliminar
    2. Desculpe as gralhas.....escrever no iPad é complicado!!! :)

      Eliminar