segunda-feira, 30 de março de 2015

A Afurada


A Afurada fica em frente ao Porto do outro lado do rio, já quase na Foz. É uma vila piscatória muito típica e orgulhosa da sua História.

Hoje já tem uma marina, que tende a aumentar, e os barcos de recreio, de pesca e rabelos cruzam-se num colorido sem igual. O rio azul - hoje estava mesmo luminoso como podem ver nas fotos - desliza suavemente em direcção ao mar indiferente a esta faina quotidiana.

As gaivotas sobrevoam todo este cenário num rodopio maluco, em busca de restos de peixe ou lixo que lhes mate a fome.

Do outro lado, os prédios horrendos da parte oeste da cidade, as torres e condomínios de luxo, qual deles mais desfigurante e mais desintegrado na paisagem, estragam um pouco a beleza do rio. Só gosto do Porto da Ponte d'Arrábida para leste, daí até à Ribeira é um regalo para os olhos.

Fui ver a exposição Pedra Furada que está patente ao público no Centro Interpretativo do Património da Afurada, um edifício bonito, do tipo museu, onde se guardam as memórias da pequena vila.
O atelier Utopia organizou um painel com quadros todos do mesmo tamanho, pintados por alunos da Escola, muitos deles meus conhecidos, como a Becas Laranjo, cujo quadro lindíssimo me dispus a comprar, a Ana Maria Oliveira, a Teresa Silva Vieira, etc.
Fiquei comovida por ver que há pessoas mais fiéis ao atelier do que eu....ano após ano lá estão a expor e a cooperar em eventos culturais interessantes.






Teresa Silva Vieira

Becas Laranjo

Ana Maria Oliveira

Tirei muitas fotos da Afurada, a tarde propiciava a fotogenia dos barcos e do rio.

Mas juntei a essas fotos algumas pinturas que mais me agradaram.

Parabéns à Utopia e aos meus ex-colegas tão talentosos!

6 comentários:

  1. Gostei particularmente do quadro da Teresa Silva Vieira e do da Becas Laranjo. Parece-me ser uma exposição de grande qualidade. Virginia, não tem também os seus quadros expostos?

    ResponderEliminar
  2. Não, porque já não pertenço à Utopia, nem soube desta expo. Há anos participei num sobre o Caminho da Santiago, que andou de terra em terra durante um ano e acabou em Santiago de C.
    O da TSV é muito engraçado porque os barcos são em 3 dimensões feitos em papel e pintados. Mas o da Becas faz os meus encantos. Acho-o lindo e ofereci-me para lho comprar, estou a espera duma resposta.
    Cada quadro em si era bom....mas não podia pôr todos aqui :)
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que gostou, Virgínia. De facto está um painel muito lindo. Esta exposição foi precedida por uma visita guiada onde se tiraram fotos e inspiração para esta expo. O espaço é soberbo.
    Eu, há muitos anos atrás, dei aulas na Afurada. Conheço bem a realidade e especificidade deste lugar. E não esqueço as idas e voltas para lá. Ou atravessava o rio de barco, onde no Inverno chegava a ficar no meio do rio parada, pois era tanto o lixo no rio que se enrolava na hélice do motor impedindo a sua marcha. Ou então subindo e descendo pelo elevador da Ponte da Arrábida, com um medo terrível, pois era uma viagem muito longa e claustrofóbica. Enfim, as histórias de professoras, no Portugal real..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Participaste nesta expo, Geninha? Confesso que via muito mal os nomes ao lado. Deixei lá uma mensagem para vocês no livro de boas vindas. Há muito que não escrevias!

      No dia 15 vou para Leeds ver a minha Luisinha. Looking forward to!

      Bjinho e boa Páscoa!

      Eliminar
  4. O meu computador deve estar mal calibrado pois vejo mal parte do seu texto, as palavras aparecem em coluna junto de algumas imagens. Seja como for, conheço bem a Afurada (que já foi muito mais esquecida) onde teimosos pescadores ganham a vida com a faina bravia. Gosto muito destas fotos que irradiam uma luz que lava a vista pela sua nitidez. E, claro, pelo que vejo, deve ser uma bela exposição (também gostei muito do da Becas Laranjo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu Apple está perfeito e posso sempre aumentar ou diminuir o tamanho do texto e imagens. Não sei o que se passa com o teu. É Mac?
      Gostava mais que os quadros estivessem separados pois assim perdem um pouco da sua personalidade.
      Hoje andei por Ofir e Esposende e estava uma tarde espectacular. Nem vento havia...os meus meninos estão no Grande Canyon, imagina!!! :)
      Boa Páscoa!

      Eliminar