quinta-feira, 8 de agosto de 2013

As rochas da calheta

Vivemos rodeados de rochas das mais variadas origens, esta casa foi praticamente construída em cima delas, no tempo em que a lei o permitia. Hoje já não seria possível, pois dista uns 400 m do mar.

Quando as casas foram feitas, os jardins eram contíguos ao caminho natural que leva à calheta, talhado na rocha. Há ainda quem prefira atravessar a "plataforma" rochosa e suave, quase branca ou amarelada, que,  aquecida pelo sol, parece magma adormecido.
O mar tem trazido bastante areia e na praia os rochedos outrora altos encontram-se enterrados. Já lá vai o tempo em que eu e outros jovens nos atirávamos de cima das rochas para o mar em forma de piscina na maré cheia. Agora nem dá para saltar para o chão....só deslizar....

Estas rochas têm muitas histórias para contar, nomes cravados a canivete ou faca, romances de verão, paixões felizes ou infelizes....nunca saberemos....os casais continuam a deitar-se nelas satisfeitos, as estrangeiras em topless escolhem os locais mais recônditos e há famílias que trazem o guarda sol e o espetam nas rochas durante o dia inteiro, comendo farnel e torrando ao sol.

As rochas suportam tudo...há centenas de anos, mas os vestígios de fósseis não enganam!

Fotografei algumas destas espécies geológicas, não porque perceba alguma coisa de Geologia, mas porque adoro tudo o que é natureza e quero preservá-las nem que seja pela fotografia e pela memória.


rochas castanhas que se foram junto ao mar, com pocinhas e algas dum verde esmeralda

A água transparente que acaricia as rochas adornadas pelos mexilhões ou lapas minúsculas


rochas secas repletas de sal que ali ficou desde que o mar ali chegou

2 comentários:

  1. Todas essas rochas e as alterações na paisagem contam-nos a evolução deste planeta, não só natural mas também ,no mau sentido, pelos erros humanos.
    As suas fotografias são lindas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Graciete.

    Desde que conheço esta zona, me dou conta da marvilha que é a divesidade, não só das fauna e floras, mas também das pedras que servem de protecção contra a força do mar. Aqui , com vento norte, o mar traz areia e a pouco e pouco, as rochas vão-se enterrando cada vez mais. Há anos em que subitamente após um inverno mais duro, a areia desaparece e dá lugar a novas formações cheias de limi verde e escorregadio....

    Os fósseis são às centenas aqui....assim como os sinais dos jovens adolescentes, que por aqui passam....

    Bjinho

    ResponderEliminar