quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A flora da Luz

Hoje, dia calmo e igual a muitos outros que decorrem nesta praia de família, fui cedo para baixo e tomei um banho "com as galinhas", ( melhor com as gaivotas) às 10 horas da manhã. Habitualmente, faço-o depois do meio dia pelas 2 ou à tarde... quando o mar apetece mais.

As manhãs com a maré vazia são das crianças felizes, que adoram a água chã, as ondinhas muito tímidas, as pócinhas onde encontram miríades de moluscos e fauna marítima, alapados nas rochas e temerosos da invasão do seu habitat.

Há anos, entretive-me a fotografar as plantas silvestres que por aqui abundam e





são espectaculares ainda que selvagens, quase sem água, vivendo da pouca humidade que vai vindo do mar que nos rodeia. Este ano tornei a fazê-lo  com a minha Lumix porque infelizmente todas essas fotos se perderam quando o meu mac teve um crash no ano passado.

Flora e fauna são em tudo diferentes aqui e no norte...daí a sua beleza.


A flora cultivada é luxuriante, as buganvílias regurgitam das cores mais diversas, os hibiscos - flor que só perdura 24 horas - simples ou dobrados encantam qualquer um. Mas estes necessitam de rega amiúde se não estiolam. No verão estão lindos, os donos voltaram às casas e os carinhos notam-se.

As rochas esbranquiçadas são um ex-libris aqui da Calheta, que é esta baíazinha abençoada por Deus onde há quatro gerações nos deliciamos com a beleza da água ou barafustamos contra a nortada. Tudo bem....quando permanece.





2 comentários:

  1. Já gostei muito do Algarve. Deixei de lá ir quando se tornou um aglomerado de casa mesmo sobre a praia e aldeamentos de gente rica. Mas ainda tenho boas recordações e a praia do Castelejo é uma delas, quando era absolutamente selvagem.
    As suas fotografias são lindíssimas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Também me lembro dum Algarve sem uma loja, supermercado ou farmácia. Lembro-me de ter de trazer carne do Porto, leite e outras coisas nos anos 70 porque tudo se esgotava e as crianças não poderiam passar sem elas. Hoje há mais produtos do que num supermercado Pingo Doce, a variedade de queijos, vinhos, especiarias, frutas e legumes, peixe é um regalo para os olhos...

    Faço uma vida simples, casa , mar, casa....passeios a pé...idas aos restaurantes locais. Esta zona, a 30 km de Sagres só é frequentada por estrangeiros...nem se vêem portugueses, dá a impressão de estarmos noutro país. A minha filha adora o ambiente cosmopolita, embora tb ela goste de muito sossego.

    Castelejo é especial....para mim é a praia mais bonita que conheço, precisamente pela ausência de casas ou urbanização à volta. È selvagem ainda e muito procurada pelos alemães e nórdicos....

    Bjo

    ResponderEliminar