terça-feira, 6 de agosto de 2013

Maravilhas dePortugal: o sudoeste

Hoje foi um daqueles dias que só se gozam uma vez por  ano quando por um banbúrrio da sorte, conseguimos juntar tudo aquilo que nos faz feliz.

Resolvemos sair da nossa praia e ir de novo ao sudoeste alentejano e vicentino, para mim uma das zonas mais belas do nosso país.
praia da Bordeira

miradouro da Arrifana


A costa vista do miradouro de Arrifana





É quase inacreditável como  conseguiram suster a especulação e a ganância, proibindo qualquer construção numa area de kms e kms , costa magnífica, com praias espantosas, vistas de cortar a respiração, mar a sério….e aquele ambiente quase místico que impera em tudo o que é virgem…

Almoçámos no miradouro da Arrifana, onde se vê praticamente toda a costa até ao Cabo de S. Vicente, o dia estava de sonho, sem vento ainda que fresquinho. As gaivotas aproximavam-se de nós  sem medo como se também nós fizéssemos parte de toda aquela cena.

Passámos depois umas horas na praia da Bordeira, junto à lagoa da Carrapateira, onde os miudos se deliciaram com um banho de “piscina” natural. Também a mim me soube bem brincar com eles, chapinhando-nos alegrementes com água bem salgada e a uma temperatura excelente. O meu filho foi correr pela praia fora, como gosta e nós ficámos por ali, a gozar da paisagem magnífica daquele areal imenso.

Ainda deu tempo para virmos pela minha praia favorita, a de Castelejo, onde já passei momentos divinais. É um dos locais que mais me inspiram.
As falésias de Castelejo ( com zoom)

Costumava dizer-me um amigo nas minhas horas de tristeza ou depressão: Deixa lá, Castelejo estará sempre lá para ti!! ( Castelejo will be there for you)
Castelejo ao fim da tarde

Enquanto existirem locais como este e eu os puder visitar, sou uma privilegiada, eu que não conduzo e estou dependente dos outros para passear aqui no Algarve.

Tirei quase cem fotos hoje. Lindas… porque sim e porque é impossível falhar....

À noite fui com o meu neto para a marginal da praia, onde ele sacou do seu violino e tocou durante 45 minutos. As pessoas que passavam paravam a ver um miudo de 9 anos tão entusiasmado com a música. Comentavam e deixavam uma moedinha na caixa. Ele , feliz, sorria….A ideia foi sua e a verdade é que já conseguiu em tres dias ganhar mais do que muita gente a trabalhar no duroJ) Aqui é tudo estrangeiro ou quase, muitos ingleses e alemães que apreciam música e lhe dão o devido valor.


Aliás há mais músicos por ali, é a zona mais frequentada à noite , o passeio dos tristes como costumo chamar-lhe. Uma experiência nova e que me encanta.

Dedico esta entrada ao meu mano Filipe, que foi bisavô pela primeira vez há uns dias. Ele é de nós todos o que melhor conhece esta região.....e mais a ama!

8 comentários:

  1. A primeira vez que visitei a praia do Castelejo, fiquei com a sensação de que aquele era um lugar de outro planeta...Saltei de imediato para a areia, com ténis, para ficar mais perto da agua. A areia cobria uma camada de óleo e os meus ténis já eram. No ano seguinte lá voltei, entusiasmado com aquele cenário, e desta vez não havia óleo... É o paraíso na Terra!

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo ( que deixou de o ser pois passou para a categoria dos Amigos de Castelejo, uma associação que foi neste momento fundada por mim para todos os que se quiserem associar!)

    Muito obrigada pela sua contribuição e volte sempre....

    Tb me lembro dum ano em que só havia pedras e nenhuma areia. São os sortilégios da Natureza, aqui especialmente pródiga.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Já passei umas ótimas férias na Arrifana, que adorei, e passeei por aquelas praias do SW alentejano de que a ganância dos homens ainda não se apoderou. Adorei. Foram dias inesquecíveis e de que tenho tantas saudades!!!

    Um abraço continuação dessas lindas férias.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Sim, Graciete, esta é uma zona ímpar, que merece ser poupada aos desvarios da chamada civilização.

    Como se diz acima, Castelejo parece ser de outro mundo,mas felizmente é do nosso país e todos podemos vê-lo. Basta vir até cá.

    Espero que esteja bem de saúde e que o Porto também lhe ofereça momentos de paz e bem estar.

    Bjo

    ResponderEliminar
  5. Já lá vão alguns dias que não visitava e lia os meus blogs preferidos. Este foi o primeiro. só a Virgínia para escrever como escreve num roteiro de férias acompanhado de fotos espantosas e paisagens desconhecidas para mim! Ai, a do neto tocar violino está demais! Vou lhe confessar uma coisa:sou daquelas que só dou dinheiro, de boa vontade, na via pública quando acho que me enchem a alma a tocarem música!...
    venho mais logo para ler o resto...tenho de ir almoçar e depois uma saída ...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Madalena,

      Mesmo quando estou em férias, gosto de continuar a escrever aqui...
      A internet não é um vício, mas um must como dizem os ingleses, para quem passa 15 dias na "sua" casa. Esta é mais minha casa do que a do Porto, onde só moro há sete anos e onde nada me fala das minhas raízes. Aqui está tudo quanto sou - antes e depois de me mudar para o Norte.

      É quase como ir ver os meus pais ao cemitério, algo que nunca fiz pois não acredito no Além....

      Bjo e obrigada!

      Eliminar

  6. Bicas:

    Fico desvanecido com a tua dedicatória, aliás imerecida. É verdade que o Algarve, sobretudo o seu Sudoeste, era para mim o melhor de Portugal. Depois, o meu coração balanceou um pouco para o Alentejo quando a Maria para lá foi viver, e comprei o monte ao lado do dela pensando que, um dia, repartiria a minha velhice entre Lisboa, Évora Monte e aa Luz, e disfrutando assim da companhia de todos os Filhos e Netos. Infelizmente quis o destino que assim não fosse e, de há anos para cá (mais precisamente 13 a partir do próximo dia 29) que tudo isso não passou de um sonho e, hoje, não sei se hei-de trazer tudo isso de volta à memória, ou se devo 'correr a cortina' e concentrar-me apenas no que está ao alcance da minha mão, exemplo esse o meu Bisneto Diogo que amanhã faz 15 dias (e é lindo!) e da Maria e Meninas que estão de volta a Lisboa.

    Assim em vez de dissertar sobre o Sudoeste Algarvio e a Praia da Luz que tu tão bem descreveste, vou deixar aqui uma poesia:

    'Entardecer na Praia da Luz'
    (Albano Martins)

    Espreguiçados, os ramos
    das palmeiras filtra
    a luz que sobra
    do dia. É já noite
    nas folhas. O branco
    das paredes recolhe
    o sangue e o vinho
    de buganvilias
    e hibiscos. Bebe-os
    de um trago: saberás
    que, mais do que cegueira, a noite
    é uma embriaguez perfeita.

    +++

    e como era hábito eu ir para a Luz mais em Setembro no que nos outros meses, deiso também um poema do Eugénio de Andrade:

    'Mar de Setembro'

    Tudo era claro:
    céu, lábios, areias.
    O mar estava perto,
    Fremente de espumas.
    Corpos ou ondas:
    iam, vinham, iam,
    dóceis, leves, só
    alma e brancura.
    Felizes, cantam;
    serenos, dormem;
    despertos, amam,
    exaltam o silêncio.
    Tudo era claro,
    jovem, alado.
    O mar estava perto,
    puríssimo, doirado.

    +++

    e embora possa ser considerado abusivo, termino com 'O Mar' da inexcedível Sophia:

    Mar,
    Metade da minha alma é feita de maresia

    Há muito que deixei aquela praia
    De grandes areais e grandes vagas
    Mas sou eu ainda quem na brisa respira
    E é por mim que espera cintilando a maré vasa

    Quando eu morrer voltarei para buscar
    Os instantes que não vivi junto do mar

    No mar passa de onda em onda repetido
    O meu nome fantástico e secreto
    Que só os anjos do vento reconhecem
    Quando os encontro e perco de repente

    Dia do mar do meu quarto - cubo
    Onde os meus gestos sonâmbulos deslizam
    Entre o animal e a flor como medusas.
    Dia do mar no ar, dia alto
    Onde os meus gestos são gaivotas que se perdem
    Rolando sobre as ondas, sobre as núvens.

    O mar azul e branco e as luzidias
    Pedras - O arfado espaço
    Onde o que está lavado se relava
    Para o rito do espanto e do começo
    Onda a mim mesmo devolvida
    Em sal espuma e concha regressada
    À praia inicial da minha vida.

    Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
    A tua beleza aumenta quando estamos sós
    É tão funda intimamente a tua voz
    Segue o mais secreto bailar do meu sonho
    Que momentos há em que eu suponho
    Seres um milagre criado para mim...

    +++

    E mais não direi pois sinto que está tudo dito.

    Um beijão
    Filipe

    ResponderEliminar
  7. Querido mano,

    Penso em ti. Gostava de te ver com o teu bisneto ao colo...

    Obrigada pelos poemas, todos eles tão inspiradores. Há muito que não pinto nada de jeito...mas sinto as coisas na mesma.
    Enquanto houver a Luz e eu puder vir para cá com a família, sou feliz. É o único lugar onde sei que os nossos pais estão. Isto é o legado que nos deixaram....tudo o resto é silêncio....

    Bjo enorme

    ResponderEliminar