quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Sair do Paraíso

O dia de hoje vai-me ficar na memória....


Está um daqueles prenúncios de sueste, quente, calmo, sem pinga de vento....uma beleza esta visão daqui de casa. Como é possível gozar plenamente a natureza assim oferecida a nossos pés?

Já vim muitas vezes para aqui só com a minha filha e ambas sabemos que amamos as mesmas coisas e somos sensíveis à beleza e à descoberta todos os anos. Sem "desfazer" no resto da família, penso que ela e eu nos identificamos mais com este local e somos mais felizes aqui ( como em Leeds, por exemplo), podendo disfrutar de tudo com uma plenitude que não está ao alcance dos demais. Vir com mais família é um pouco mais frustrante, mas tem outras vantagens.

o efeito da água e da areia
Há desiquilíbrios,  há desilusões, há sensibilidades à flor da pele, momentos menos bons, mas também há outros que compensam duplamente, porque sabemos que para os mais pequenos estas férias serão uma recordação que nunca mais sairá das suas memórias...mesmo quando eu já não estiver por cá....

algas que baloiçam com a corrente
Hoje mais uma vez contemplei as incrustrações da fauna na geologia desta área. É uma simbiose perfeita, "unha com carne", como se o barulho, os passos, os gritinhos , as dicussões familiares, os ralhetes ou as palavras amorosas lhes "caíssem em saco roto" e estivessem imunes aos desconfortos da espécie humana hé muitos séculos.

Vi peixes grandes ali na ponta, junto às rochas e pensei. Seria incapaz de comer estas belezas a cintilar na água transparente, fugindo ao menor ruído ou movimento que pressentem.

a água transparente e cristalina
Isto é único e não me canso de dizer um privilégio.

Obrigada.


formação natural de mexilhões na areia


3 comentários:

  1. Saber ver o universo num grão de areia...

    Consigo apenas imaginar a sensação dessa água, dessa areia, dessas algas e mexilhões, nos cinco sentidos. As imagens ajudam muito, obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Belas fotografias.
    É admirável a maneira como descreve e fotografa o local das férias na sua Praia da Luz.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Faço-o para mim e para vós.

    Sei que há muitas pessoas que lêem o que outros escrevem nas férias...mas cada um de nós é diferente e vê pormenores que outros não vêem. Não falei nem de metade do que aqui se passou, dado que pouco falo da família e ela ocupa um lugar primordial neste círculo. Prefiro descrever a Natureza...certa de que interessará a outros e ficará aqui para os meus netos. Um deles já lê o meu blogue regularmente.

    Um abraço e obirgada pelas vossas palavras!

    ResponderEliminar