quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A propósito


de FOTOGRAFIA..... e porque me meti com o meu amigo Paulo e levei com a resposta inteligente do mesmo, hoje li este conselho no FB, posto por uma fotógrafa holandesa que conheço do Woophy, Liesbeth Peters, e que me cala de vez quanto às qualidades das máquinas que cada um possui.




Da próxima vez que, ao olharem para a sua obra, comentarem: WoW, você deve ter uma bela máquina", responda assim:  "Claro...e o Van Gogh tinha um pincel diabólico. " ( tradução minha)

O sentido do humor é a coisa melhor do mundo nestes dias de gaivotas em terra....

10 comentários:

  1. Ahahah! Muito bom!
    Concordo que o sentido de humor é das coisas melhores do mundo, nestes dias. E nos outros também :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Rir é o acto mais saudável do mundo e os povos com humor inteligente contribuem para a nossa felicidade. Confesso que nem sempre gosto do humor português, porco e brejeito na maioria dos casos. A subtileza é uma virtude!!

    Bjinho e pouca chuva, se possível.....

    ResponderEliminar
  3. É uma grande verdade. Vejo uma preocupação muito grande de quem compra uma boa máquina fotográfica em frequentar bons cursos de fotografia... Mas esquecem-se que a sabedoria não é tanto saber utilizá-la mas ter a SENSIBILIDADE, a ARTE e o GÉNIO de ver o melhor enquadramento para que uma foto seja aquilo que a Virgïnia tem: TALENTO! E isso não se aprende. Parabéns!
    Bjos da M. Eugénia

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, Geninha, que elogio. O Van Gogh era bem melhor com o seu pincel de génio:)))

    Sempre adorei tirar fotos , mesmo com máquinas baratíssimas, como uma que levei para a minha viagem de fnalistas que tinha custado 90$oo na altura, o que era uma pechincha. Sou mesmo viciada, mas detesto andar com máquinas pesadas, de modo que a minha é pequena, nem sequer é tão boa como a Leica que eu tinha, mas tem um zoom que me possibilta efeitos especiais. Para já, espero conseguir o melhor dela.
    Nunca fiz nenhum curso, nem sequer sei o que a máquina possibilita em pleno. Aprendi muito com os fotógrafos do Woophy, pois durante 4 anos, antes do FB, punha lá fotos e via as fotos dos outros e comecei a perceber o que é uma boa fotografia. Não gosto muito de fotografias documentais, prefiro a natureza, paisagens, arquitectura ou efeitos de luz.

    Obrigada pelo teu comentário. Um beijinho especial

    ResponderEliminar
  5. Acho que qualquer obra de arte tem muito do autor(não apenas o 1% de que se fala)mas também exige grande dedicação, aprendizagem e trabalho.
    Eu não tiro uma fotografia de jeito porque me falta o tal mais de 1% de talento.Se me esforçasse um bocadinho por aprender, talvez fosse um pouco mais longe, mas nunca tiraria uma fotografia boa. Esta conversa eu tenho-a, muitas vezes, com as minhas amigas da UPP que tiram ótimas fotos.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Sabe, Graciete, penso que todos nós temos talentos que não foram devidamente encorajados na escola. Hoje o meu neto de 3 anos disse-me esta frase que me ficou na memória: A minha professora não precisa de dizer se eu desenho bem ou não. Ela só precisa de dizer se eu falo bem alemão.

    É impressionante como esta frase na boca dum bébé ( quase) é tão verdadeira. Ninguém liga aos desenhos, às artes manuais, às capacidades artísticas dos miudos nas escolas, são os pais que reconhecem essas qualidade ou necessidades e as fomentam...quando são!

    Eu elogio imenso os desenhos deles e comparo-os em termos de progressão para que eles compreendam quão importante é explorar outros talentos! E sou professora de línguas, note-se, não de Artes:)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Só para dizer que estou cem por cento de acordo com o que a Graciete disse. Uma boa fotografia requer muito trabalho, muita paciência, muito estudo das luzes e, principalmente, muitas fotografias no lixo. Mas claro que falo de profissionais... Mas, olhe Virgínia, eu por exemplo nunca publico na net aquelas que acho as minhas melhores fotografias. E não é presunção, é que muitas deram-me mesmo trabalho e o copy/paste na net é desmotivador.

    beijos,

    ResponderEliminar
  8. Pois, Paulo, concordo com isso tudo, mas não sou pessoa para estudar aquilo que fotografo. Não sou profissional, nem sequer amadora a sério.

    Como na pintura, nunca serei uma pintora, nem sequer uma artista, sou uma diletante em tudo o que faço por prazer. Incapaz de me dedicar a 100% a uma tarefa, prefiro fazer várias - como cozinhar, por exemplo - quando me apetece, não quando é preciso ou tenho de mostrar o que valho.

    Não ponho aqui as fotos para me dizerem que são boas, mas pelo prazer de mostrar algo de belo aos outros, o mesmo acontece no FB. Deixei de postar no Woophy, precisamente porque as fotos eram votadas e havia lutas entre fotógrafos para ver quem era melhor. De vez em quando lá coloco uma para me lembrar que o Woophy existe, mas não sou capaz de estar horas à espera do momento ideal para fazer a FOTO. Conheço pessoas assim, tu serás um deles, talvez.

    EU não! Perco tempo, sim a cortar ou a melhorar a foto depois de a tirar. Gosto do trabalho de costura....já em adolescente cosia os filmes do meu Pai, que eram minimos. Passava horas a ver as cenas e a cortar o que não interessava....o mesmo em relação às minhas fotos, corto muitas delas, deito fora algumas, mas todas elas encerram aquele momento, aquele movimento, aquela cena de que me lembro....e não quero perder.

    NÂO SOU FOTOGRAFA! Mas amo a fotografia.....:)

    ResponderEliminar
  9. Mas repare, Virgínia, o tempo que passa na pós-produção, passo eu ao ar livre a fotografar.. e é tão bom (há quase um mês que não fotografo nada)... Quanto aos profissionais, acho que devem ter o tempo todo do mundo, são artistas!

    Não se importa que lhe roubem uma foto e digam que é deles...? Bolas, eu não gosto...

    ResponderEliminar
  10. Não perco muito tempo na produção, nem seque tenho fotoshop, só melhoro as cores e a luz, corto e endireito. Não mais que 10 minutos com cada uma que posto aqui ou no FB.

    Também já me convidaram para ir pintar ao ar livre, mas, Paulo na minha idade, já não é possível transportar os materiais necessários para tirar fotos ao ar livre ou fazer quadros de paisagens que vejo ao vivo. Quem transportaria o tripé, as objectivas, os sacos, os pinceis, as bisnagas, as telas, o cavalete, etc?

    Nem sequer consigo transportar o meu pc mais do que 100m a pé. Não tenho carro. Fico derreada com as costas num 8.

    O meu pai obrigada a minha Mãe a andar semore com material dele e ela bem se queixava, coitada.....ele tb tinha tudo e até o medidor da distãncia, mas nessa altura não havia máquinas digitais, era tudo manual.

    Admiro muito as tuas fotos, são divinais (IMHO), adorava vê.las todas e nunca as copiaria a não ser para as divulgar com o teu nome....

    Quanto às minhas, duvido que alguém as roube....não são suficientemente boas....e são demasiado minhas!!:)))

    ResponderEliminar