quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dead can Dance


Uma banda mítica que parecia ter morrido, após a separação dos seus artistas principais, Lisa Gerrard e Brendan Perry, australiana e irlandês, e que surgiu este ano com um novo album, ANASTASIS, que tenho andado a ouvir e de que que gosto cada vez mais.

Aqui um resumo do seu percurso, que é de altos e baixos, mas nunca de degradação ou comercialização banal.

O gênero musical da banda caracteriza-se por um conjunto de estilos, destacando-se o chamado "darkwave", uma fusão de world music, músicamedieval e da Renascença europeia.
Em 1984, lançam o primeiro álbum, Dead Can Dance, e, no mesmo ano, trabalham conjuntamente com o This Mortal Coil, no album It'll End In Tears. No ano seguinte, lançam o segundo álbum, Spleen and Ideal, que atinge o segundo lugar da parada independente do Reino Unido.
O quarto álbum, The Serpent's Egg, é editado em 1988. Naquele ano, compõem também a trilha sonora do filme El Nino de la Luna, de Agustin Villarongas, no qual Lisa faz sua estreia como atriz.
Em 1990, lançam Aion e fazem a sua primeira turnê nos EUA. O álbum de 1993, Into the Labyrinth, é o primeiro álbum da banda a ser editado nos EUA, tornando-se um sucesso também na Europa. Na sequência, o grupo realiza nova turnê pelos EUA e Europa, registrada em Toward the Within, de 1994. Paralelamente, Lisa Gerrard grava o seu primeiro álbum-solo em 1995, The Mirror Pool.
Quando o casal decide se separar, Lisa Gerrard retorna à Austrália e Brendan Perry muda-se para a Irlanda. Apesar da distância e da separação, continuam a trabalhar em conjunto até a dissolução da banda em 1998, ocorrida por motivos nunca revelados. Tanto Lisa como Brendan continuaram a produzir música independentemente, tendo já editado vários álbuns-solo e inúmeras participações em trilhas sonoras de diversos filmes.
O grupo voltou a se reunir temporariamente em 2005 para uma turnê pela Europa e América do Norte como forma de tributo aos fãs. Em maio de 2011, Brendan Perry anuncia que se reuniu com Lisa Gerrard e que o Dead Can Dance lançará um novo álbum de estúdio em 2012, com uma turnê pela Europa, América do Norte e América Latina no final do ano.



Na Casa da Música,  esgotou meses antes do concerto em Novembro. Infelizmente, não arranjei bilhetes. Mas tenho o album e oiço-os religiosamente quase todos os dias....




A minha prenda de Natal atrasada para todos os meus leitores.....




4 comentários:

  1. Que agrável surpresa, Virginia!
    Já tinha saudades de ver e ler os seus posts, sempre tão interessantes.
    Isto é sem dúvida um óptimo presente que oferece aos leitores. Obrigada pela genorosidade da sua partilha!... Bem haja!

    É sem dúvida, a melhor forma de começar o Novo Ano. Parabéns Virgínia!

    Adelaide

    ResponderEliminar
  2. Querida Adelaide,

    Sei que tudo fez para que o meu blogue antigo não se perdesse....agradeço-lhe do fundo do coração, pois estava muito abalada. Mas a fenix renasce das cinzas e eis aqui um espaço novo com que pode sempre contar.

    Bem haja!!

    ResponderEliminar
  3. Que bom Virgínia tê-la novamente de volta. Já tinha saudades de a ler. Faz falta não só a mim mas a todos os seguidores. Espero que os recupere a todos e que novos apareçam.
    Tenho a dizer-lhe que gosto mais deste visual: moderno, "clean", mas acolhedor.
    Bjinhos da Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  4. Já o modifiquei entretanto. O azul é a minha cor preferida....ainda tenho de acrescentar coisas, mas ando a trabalhar muito. Quero ver se vou no sabado à expo da regina, mas tenho uma sessão de manhã da Peditora.

    Obrigada Geninha, passa por cá muitas vezes, gosto imenso das tuas observações e estou a precisar de ânimo!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar