sábado, 12 de janeiro de 2013

Reflexos

Sempre tive uma paixão pelos reflexos...a imagem tremeluzente, agitada, distorcida da realidade, mais bela ainda, entorpecida por vezes, mutante com o vento ou a luz...

Pintar reflexos é difícil, pois não é fácil encontrar o equilíbrio entre a beleza e a distorção...mas fotografar, conquanto paralise a imagem e a torne estática, revela-se bastante mais fácil e produz resultados espantosos, que afinal são o espelho da realidade distorcida.

Dirão que estou demasiado filósofa hoje...é assim, ultimamente tenho observado a natureza com outros olhos e vejo-a como a única fonte onde me encontro, onde me calo, onde me sinto em paz.

Mesmo as águas inquietantes dum lago de nenúfares, sarcófago de folhas e flores no inverno, me é mais empático do que os sorrisos circunstanciais das pessoas que me rodeiam- à excepção dos meus pequeninos, inocentes ainda.

Deixei de acreditar nas pessoas...e cada vez acredito mais na fusão do homem com a natureza, assim ela perdure.


Hoje só estive meia hora no Botânico, começou a chuviscar e não arrisquei a apanhar uma molha, tanto mais que a máquina poderia estragar-se. Essa meia hora fez-me bem. Assim como me faz bem estar aqui em casa, acender uma lareira, ouvir música e descansar um pouco do trabalho.

Ficam aqui as fotos do meu sábado sem sol ( quase...) para os meus leitores fiéis desde a primeira hora.

 Bom fim de semana!






9 comentários:

  1. Você como sempre capturando belas imagens!
    Também acredito na união com harmonia entre o ser humano e a natureza,em contato com ela a gente para de escutar a todo resto e passa a escutar a nos mesmos!
    Obrigado por me mandar o link,pensei que você tinha desativado o blog!!
    Boa noite! =)

    ResponderEliminar
  2. Também me sinto em harmonia com a Natureza e dói-me muito os ataques de que é vítima!
    As suas fotografias continuam ótimas e acho que a virtude é muito da fotógrafa e não tanto da máquina.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Alô Ninah, obrigada por voltar. Estava triste de nunca mais saber de si. Peço-lhe que divulgue este blog se for possivel pois tinha muita gente no Brasil que não sabe que ele existe e já estav no ranking do Brasil como um blog de sucesso!!:))

    Muitos abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza! Conheço algumas pessoas que vão adorar ler e divulgar seu blog!
      Abraços!

      Eliminar
  4. Graciete,

    Sempre uma palavra amável quando aqui vem. Nem sabe como é bom lê-la! Gosto de fotografar e o inverno é melhor , as cores são mais nítidas e constrastivas. Hoje, por exemplo, está uma luz fantástica!

    Bjinhos e boa saúde!

    ResponderEliminar
  5. Bom, finalmente estreio-me aqui neste excelente blogue... Para mim é como se apenas mudasse de casa, maior e completamente sua! Porquanto, boas bloguices desde já! :)

    Os reflexos podem ser encantadores na fotografia - são-no nestas que nos mostra seguramente -, mas também se pintados. A simetria, mesmo que distorcida, é profusamente humana porque faz da harmonia a sua esteira comunicacional. Induz-nos igualmente à complementaridade, a Nós próprios e ao Outro. Digamos que é geometria humana.

    Beijos, muitos.

    ResponderEliminar
  6. Gosto da expressão: "o espelho da realidade distorcida". A arte é também um pouco isso, no fundo :)
    De resto, gosto muito de tudo. As fotografias (não me canso de o dizer, porque é verdade!) lindíssimas. Uma artista, a Virgínia, para nosso deleite!... :)

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Por vezes a realidade distorcida atrai-nos mais do que a realidade crua.....

    Obrigada, I sabel. Enquanto houver estes espaços, estamos safos......))

    Bjo

    ResponderEliminar
  8. E eu a pensar que filosofava, Paulo. Gosto do teu retorno, já sentia - e muito - a tua falta, sabes porquê. Porque acreditaste em mim e continuas a ser fiel a uma amizade de anos. Vais sempre ao âmago dos meus pensamentos, também tu és muitas vezes o reflexo daquilo que sinto e penso.

    Deixa-te estar mais um bocadinho.....sim?

    ResponderEliminar