sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os Nenúfares

É o nome dum célebre quadro de Monet que todos conhecem. Na web, há referências várias a esta pintura, assim como a muitos outros quadros com o mesmo tema. Tentei pintá-los em tempos, mas o quadro acabou por ficar no atelier Utopia e nunca o acabei...




Nenúfares é um óleo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1904.
O quadro retrata os nenúfares no lago do jardim do pintor, em Giverny. A tela é um testemunho vivo da busca pela perfeição lumínica de Monet, nos seus trabalhos. A paleta de cores é exuberante, variando entre verdes, castanhos, azuis e rosas esquiços ou salmão, remetendo-nos para o início da matina, o nascer do sol. Na água do lago estão patentes perfeitos reflexos das árvores, que rodeiam o lago de Giverny.
Ao contrário de algumas das telas da mesma série, esta não exibe qualquer vestígio de movimento. Pelo contrário, o lago e os seus nenúfares parecem estáticos, imóveis. As cores e o jogo lumínico remetem o espectador para o nascer da manhã, no jardim do pintor, muito frequentemente retratado pelo impressionista.

É curioso como este comentário se encaixa perfeitamente nas inúmeras imagens destas plantas, que tenho capturado com as minhas máquinas ao longo dos anos e me fazem compreender bem o fascínio que o pintor teria sentido por elas. 

Os efeitos de luz , os reflexos, os matizes da água, as sombras e as superfícies iluminadas pelo sol, os desenhos das ervas e folhas que se acumulam junto às folhas, são elementos únicos num painel artístico de beleza incomparável.


Poderia criar um livro só com fotografias de nenúfares em várias épocas do ano, nas várias horas do dia, com chuva e com sol, com o vento a vibrar na água, as árvores negras a projectar-se nela, o céu azul ou acizentado como fundo.

Nunca me canso de os olhar e sinto sempre curiosidade em experimentar mais e melhor. Aqui fica uma homenagem ao grande pintor, talvez o meu preferido de todos...e mais algumas fotos que tirei neste lugar mágico.


Um nenúfar flutua
na mesma água
que a lua

Jorge Sousa Braga



2 comentários:

  1. Adoro particularmente Monet, mas gosto de todos os impressionistas.
    Na minha última e ainda recentepassagem por Madrid, descobri Sorolla e estive na Casa Museu, de que gostei muito.
    Também gosto de nenúfares e das suas fotografias. Neste post, a última é a minha preferida. Sem palavras...
    Beijinho :)
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Entretanto já adicionei mais uma, Isabel!!

    Sorolla também me encanta....aquele quadro dos meninos à beira-mar... queria muito ir a Madrid e a Paris ....mas quando, tenho trabalho demais, apesar de aposentada:))

    Sim, o impressionismo é irresistível....e já vi grandes expressionistas em Munique de que gostei muito também.

    Bom (?) fim de semana!

    ResponderEliminar