quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Caixa de surpresas


Há dois anos comecei a pintar caixas de madeira.

Sempre gostei de pintar em madeira, desde adolescente, pintei várias cadeiras na nossa casa da Luz, que se compravam em pinho bruto com palhinha,  dei viochene em estantes e mesas, adorava o cheiro da tinta e aguarrás, vernizes ´, etc., que muitas gente detesta. Em casa, pintávamos tudo, os meus pais deixavam-nos à vontade e até as paredes dos nossos quartos eram pintadas por nós.

Quando comecei a pintar na Utopia, verifiquei que o meu professor Domingos Loureiro, de quem falei largamente no outro blogue,  tinha trabalho em madeira extraordinário e que, numa entrevista, lhe tinham chamado " carpinteiro da arte", algo que ele repudiava, pois era e é um artista em todo o sentido da palavra e para além dos seus trabalhos em madeira, tem inúmeras obras de escultura e arquitectura variadas,

No Natal, gosto de oferecer objectos com cunho pessoal e começo cedo a pintar telas mais pequenas - hoje não há paredes para tantos quadros, dizem-me, quando pergunto se gostariam de receber um quadro meu , mesmo oferecido, de modo que resolvi oferecer outros objectos úteis como caixas de chá, de bijuterias, molduras, embora personalizadas.
Não concebo comprar objectos pseudo modernos, que vejo nos bazares como o de Serralves, que para nada servem, livros que desconheço se a pessoa já leu ou se lhe interessa, xailes e lenços para juntar às dezenas, quinquilharia de mau gosto ou coisas de plástico para a cozinha.



As minhas prendas são feitas por mim, salvo raras excepções, fotografias artísticas, quadros, caixas, etc.
Quem gosta, gosta, quem não gosta pode sempre dar-lhe outras utilidades:)







Este ano pintei várias, cujas fotos podem ver aqui. São pintadas em acrílico, nalgumas apliquei impasto, noutras não, mas podem-se imaginar muitas outras soluções para tornar uma mera caixinha em algo pessoal e único. O vidro impede ver-se a pintura como ela é, faz reflexos, mas procurei evitar que modificasse o seu aspecto.

Uma caixinha é sempre uma surpresa....nunca se sabe o que contém!

1 comentário:

  1. esta noticia nao me foi muito util porque eu vim a este site para saber como se fazia e afinal nada mas parabens pelo jeitinho com o pincel

    ResponderEliminar