sexta-feira, 25 de julho de 2014

A cidade adormecida


O público não existe nesta cidade.

Refiro-me aos serviços, em especial, aos transportes públicos.

Hoje fui de autocarro à Baixa e depois resolvi vir de metro + autocarro para casa. Das duas vezes esperei quase 20m pelo 200 e 204.
Olhei para o horário e verifiquei que ambas as linhas sofrem alterações durante as "chamadas" férias escolares. Em vez de passarem de 10 em 10m , passam de 20 em 20. Só os estudantes - porque pagam passes - têm direito a andar de transporte público, os restantes mortais são obrigados a esperar uma eternidade numa época em que está bom tempo, em que há muitos turistas, na estação em que as pessoas de idade saem à rua e o bulício é quase o mesmo.

As bichas nas paragens são descomunais e as queixas imensas: "Já há meia hora que estou à espera. Eles não passam. Está tudo em férias!"


Em contrapartida, à noite é o que se pode ver aqui neste texto. Uma pouca vergonha....transporte público especial para os meninos da "noite" ( movida), muitos deles com carro, motas ou boas pernas para andar!! Tudo para poderem beber à vontade e divertir-se até às 500s.

O Metro do Porto está em funcionamento contínuo durante toda a noite às sextas, sábados e vésperas de feriados. Durante os restantes dias da semana, mantém o horário normal de operação, entre as 6H00 e a 1H00. As linhas disponíveis no serviço nocturno são a Amarela (D) e a Azul (A), entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão, ambas com frequências de 20 minutos. 

Uma cidade que tem 50% de gente já de idade avançada, que diz querer proteger os velhos, oferece-lhes um serviço público de miséria....

E nem sequer ao domingo lhes permite uma escapadela até à Foz. Nesses dias os autocarros são de meia em meia hora, quando os há!!!

4 comentários:

  1. Virgininhamiga

    No Porto ou em Lisboa a falta de atenção pelos utentes é mais do que frequente. Nós, os tugas, não prestamos, salvo honrosas excepções não prestamos. Basta ter em conta o que se passou em Dili sobre a CPLP. Entrou para ela um ditador sanguinário mas que tem petróleo. Nem português fala..., mas tem petróleo. Que foram lá fazer o inquilino de Belém e o Coelho? Figuras de urso. É falta grave perante os Portugueses. Sugiro que a organização passe a chamar-se CPLPP:o último P quer dizer Petróleo. Por isso os transportes colectivos são o que são: portugueses

    Bjs da Raquel e qjs meus.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida...mas poderia haver senso e lógica na gestão dos transportes públicos para benefício deles próprios. A maioria das pessoas com eu que andam de autocarro não tem passe, logo paga mais do que aqueles que o têm e andam em vários simultaneamente. Optar por uma poupança fictícia é contraproducente. Os jovens andam na mesma dum lado para o outro na cidade e para a Foz, as pessoas tb se deslocam mais nesta altura do ano. Esta gente é burra!!

    Bjos à Raquel e para ti.

    ResponderEliminar
  3. Isso da movida é um escândalo. Durante o dia e sábados e domingos os transportes são deficientíssimos. Então os meus 300 e 301 devem ser os piores. Quando se começará a pensar que um bem público é para servir o público e não para dar dinheiro?
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que concorda comigo, Graciete. Aliás está-se a tornar o Porto numa cidade nocturna. De dia parece morta....

    Bjo

    ResponderEliminar