domingo, 20 de julho de 2014

A Foz da Vida


Tarde maravilhosa.
De manhã nada o fazia prever. Havia muitas nuvens e o boletim metereológico dizia que iria chover.

Mas não, como sempre enganaram-se redondamente e às 12 horas já se via um céu azul sem qualquer nuvem, luminoso como em todos os dias depois da chuva....em três dias, apenas, tivémos chuva copiosa, trovoada, nevoeiro cerrado, chuva miudinha, sol com núvens e céu limpo....quem é que pode entender este tempo de verão?


Queria ir à Feira do Livro da Foz, mas acabei por estar sentada na praia do Ingleses, tal era o calor e o conforto da esplanada. Almoçámos barato e contemplámos a vista. Aquela praia é um verdadeiro filme no verão. As cenas sucedem-se diante dos nossos olhos, os casais de turistas a subir às rochas, as raparigas esculturais que se deixam fotografar, as senhoras já entradotas que fazem o que lhes apetece e se sentem em plena liberdade, as crianças que entram e saem da água num abrir e fechar de olhos, as gaivotas a esgravatar os sargaços em busca de comida, e o imenso mar azul que se desdobra até ao horizonte.





Não há paisagem que mais paz me transmita...ao pé do mar, não sinto angústias...as pessoas estão felizes. E eu também.


Na paragem de autocarro, 3 velhotes conversam sobre os seus achaques com aquele modo tripeiro e rezingão a que me habituei, mas que, no início, achava atroz. Parece terem sempre razões de queixa, compreendo as suas razões, envelhecer é muito triste.

É triste chegar a foz da nossa vida.



9 comentários:

  1. Nice and quiet Sunday! Peaceful and calm.
    Os velhotes rezingam sempre, mas rezingam também os jovens e as crianças... todos fazemos birras, e alguns com mais razões até do que outros. Sei que quando me dói o ombro e me dá vontade de uivar, rezingo ou, pelo menos, tenho vontade... não é o fim da vida, é apenas um momento que traduz um sentimento, expresso num lamento e que dura o espaço de um vento (e esta, hen? Só para te fazer rir e animar!).
    Mim (não sei porqu~e, não consigo entrar com o meu nome)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Fotos da minha Lumix...as mais indiscretas que tirei com o zoom não são editáveis aqui neste espaço :)

      Sim, eu também me queixo muito nesta fase da minha vida, com dores permanentes no joelho e a impossibilidade de andar como quero. Ainda agora fui com os miudos jantar a um restaurante que fica apenas a 800m daqui e custou-me imenso ir e vir.
      Apesar disso, ri-me imenso com eles, estão numa fase deliciosa, fazem-me chorar ( de riso!)

      Bjo

      BTW: Podes entrar no woophy club se quiseres. Vou ver como é que se faz, mas já me disseram que sim.

      Eliminar
  3. Não é agradável sentir o envelhecimento, o que não é o seu caso pois, para além de ainda ser muito nova, tem uma grande sensibilidade para as coisas belas da vida.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. A Graciete está a sempre a mimar-me com elogios, mas olhe que me sinto bastante mais velha do que há uns dois anos....parece que esta artrose me afecta a alma para além do corpo. Ainda gora vim da fisio e sinto-me em baixo, cansada e sem vontade de fazer coisas, o que não era nada habitual em mim, activa e cheia de projectos!! Pode ser só uma fase, ou pode ser que já não consiga dar a volta por cima....
    bjinho

    ResponderEliminar
  5. Isto toca todos... Para mim, vai fazer 14 anos que a vida deu uma cabanhota mas, com sacrifício, força de vontade e desmesurado apoio da Família, cá estou, superando as minhas limitações o melhor que posso, vivendo os momentos alegres que se proporcionam (agora, muito especialmente, o meu super-Bisneto Diogo), o escritório, alguma leitura, etc., etc.. pese embora haver momentos em que as 'juntas' revelam um pouco mais a ferrugem, a fisio no fim de algumas sessões (diària) me deixe mais cansado do que no início e por vezes o 'astral' esteja um pouco por baixo. Como dizem: 'Para a frente é que é o camnho´!

    ResponderEliminar
  6. Pois é, mano. Já enfrentei bastante tempestades - algumas sem a ajuda de ninguém, a não ser dos filhos rapazes. Ter alguém junto a nós, Filipe, é importante. Estou numa cidade que não é a minha, por vezes sinto-me diferente e estranha, embora todos me queiram bem aqui à volta. Vivi demasiado centrada nos filhos e netos. Agora vou ter mesmo de me centrar em mim, mas é difícil...
    Tu és um grande exemplo e ainda bem que estás aí e tens esse sorriso....há sempre a hipótese de te ir visitar a Lx quando me sentir muito só.
    Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Claro, e serás sempre benvinda. Também te podes mudar para cá... Hoje em dia, com télélés, internet, skypes (que não tenho nem quero ter) podemos estar em contacto com todos (all over the world), Família, Amigos, e não só, 24 horas por dia, portanto nunca estarás só. E depois, um ano passa... num segundo... Vê lá que o Dioguinho já vai fazer um ano na próxima 6ª Feira e ainda parece que foi ontem que nasceu!...

    ResponderEliminar
  8. Já pensei muito seriamente em arranjar um estúdio em Lx para aí passar uns dias de vez em quando, mas nunca o fiz por ser muito caro e porque vcs vivem todos fora de Lx. Gosto de LX, mas detestaria viver fora do centro, pois não poderia ir ver nada sem carro. Fica mais barato ficar num hotel e é isso que farei este ano. Instalo-me no centro e visito a cidade tipo turista - incluindo ver família de quem gosto. Parabéns ao Diogo, adorei vê-lo. É uma criança que nos fica na memória.

    ResponderEliminar