segunda-feira, 21 de julho de 2014

Expectativas

Vim agora da fisioterapia.

No café estavam muitos jovens almoçando e gozando do sol da esplanada em frente ao jardim Botânico. Está uma verdadeira tarde de verão, quente e um pouco abafada, pois não há vento. Cheguei a casa e senti.me bem, sem ansiedade, calma. É bom saber que os meus estão bem e que não precisam de mim, cada um na sua vida, os netos com os Avós em Serpins, onde passarão uns dias em contacto com a natureza.

Ontem perguntei-lhes quais as suas expectativas para a vida na América.
O mais velho só disse. "Espero aguentar a viagem até lá, Vóvó. já imaginou 15 horas seguidas num avião??" Estava um pouco céptico.
O do meio foi mais prolixo: "Só espero que não haja rufias! Sim, Vovó,  daqueles que chateiam os meninos mais pequenos nas escolas! " Fiquei apreensiva, pois alemães com americanos deve ser uma mistura explosiva, tudo à competição!! Desde que aceitem o meu Andrézito, tão diferente e creativo!! Depois acrescentou: "Ah, também espero que haja televisão em casa." Grande ambição, já que não a têm aqui.

Foi tudo. Nenhum deles sabe o que o espera e também não está muito preocupado, dado que já lá estiveram há uns anos e gostaram muito. Jogámos ao Scrabble, jogo de palavras, e rimos até às lágrimas, pois o Daniel resolveu fazer frases com as palavras que estavam no tabuleiro. Frases como esta : "A grua deixou cair o queijo, que voou para cima do lindo boi ". Só a imagem já é hilariante. Ri tanto que já me doía tudo!!

As minhas expectativas em relação a este ano são menos positivas.
Receio a solidão no inverno, a falta de crianças, de risos, de música, de exigência. Receio
 o silêncio em demasia...a ausência de cor...as tardes pardacentas...

Mas não quero dramatizar...olho lá para fora e as árvores estão dum verde que até fere. A luminosidade é enorme...dentro de meses estarão de todas as cores , o outono será multicolor...E irei vê-los, mesmo que a viagem seja insuportável.


Só depois virá o inverno do nosso descontentamento.

Aproveitemos os minutos todos

....até lá!

2 comentários:

  1. Importante é viver,viver,viver, sabendo que os que mais amamos estão bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, foi o que fiz hoje. Sai de casa às 10.30 e só voltei agora - 15h. Fui ao supermercado, ao cabeleireiro, às compras no shopping do Porto, vim a pé até à loja de pintura e depois para casa de autocarro, passando pelo café para comer qualquer coisa na esplanada. Vi gente, conversei com a menina do cabeiereiro - adoro falar com pessoas anónimas - e vim animada...daqui a nada trazem-me as compras a casa, levo uma hora a arrumar (?) e assim se passa mais um dia. Nem vi a Luisa, que entretanto saiu também, talvez para a praia.

    Bjinho

    ResponderEliminar