domingo, 27 de julho de 2014

Almoço de despedida

Hoje fizémos um almoço de despedida dos filhos e netos, que vão já na 4ª para San Francisco.

A ementa foi simples : Cozido com todos e natas do céu. Vinho alentejano.

Foto tirada pelo I'phone do meu filho João
Modéstia aparte estava tudo delicioso.
Foi feito ontem durante a tarde e noite. Hoje só cozi as batatas e fiz o arroz. As carnes estavam bem cozidas e tudo muito saboroso e comme il faut. As natas do céu deliciosas.

Já há mais de 30 anos que o cozido é o prato da família. Todos o adoram feito à minha moda, com vários enchidos, chouriço de sangue, morcela, chouriço de vinho e colorau, farinheira, pernil e orelheira, carne de boi e frango com batata, couve, cenouras e nabo, tudo cozido na mesma água. O arroz é feito com a mesma e enfeitado com chouriço.

Em geral sobra sempre de modo que dá para duas refeições. A sopa também fica deliciosa, é tipo "sopa de pedra"... :)

Depois do almoço, os meninos fizeram um show de musicais, danças e pantomima, de rir até chorar. O meu filho e a minha nora dançaram O Anel de rubi do Rui Veloso, relembrando o seu casamento há quase 14 anos. A Luisa cantou o Música no Coração, em que é exímia.

Por fim o meu filho sentou-se ao piano e tocou todas aquelas músicas que nos falam ao coração. Tanto o meu ex-marido como eu estávamos comovidos. Quando ouvi Strangers in the Night, não contive as lágrimas e os meus netos ficaram todos aflitos, mas depressa consegui manter-me na linha.

Há músicas, como esta,  que nos falam de toda uma vida, de toda uma juventude, de todo um amor romântico que foi e já não volta. É impossível ficar indiferente.

Ela vai aqui, essa música eterna.

5 comentários:

  1. Que água na boca!E eu já jantei. Quando tenho muita gente para dar de comer é, normalmente, o prato que também faço. da última vez que isto aconteceu foram uns dias antes do Natal de 2013.
    Esta convivência familiar , com música ao vivo ,ainda por cima tocada e cantada pelos familiares deve ser uma raridade...
    Ui, ui a música de Frank Sinatra .
    Importa que fiquem todos bem e felizes para onde vão!...Também ando aflita e ansiosa que a minha filha mais velha regresse a Londres ! Foram-se por num país , para mim ,assustador . no Líbano. Imagine: ela e o companheiro foram a um casamento a Beirute, depois de estarem no Chipre....Que os deuses nos valem! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Linda festa de despedida, melhor um "até já", numa bela família.
    Para todos os meus votos de felicidades.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Acabei agora de ver um programa de que gosto muito: Rising Star na TVI. O meu neto ficou cá até agora, mas foi dormir a casa pois amanhã vai ter de sair cedo para casa duma tia em Vila do Conde. Esteve cá todo o resto da tarde, assim como o meu filho mais novo. Este fim de semana foi muito comovente para mim e tenho engulido a mágoa diante deles. Sei que é um ano, mas eles são a minha vida, a minha alegria, a minha razão de existir. Olhando para o meu ex-marido, sinto um enorme orgulho de com ele termos conseguido criar três filhos exemplares. Sei que muitas famílias não têm os seis filhos ao pé, eu fiquei sem o meu filho mais velho aos 20 anos dele, durante sete anos. A minha filha já esteve quatro vezes em Leeds e tb saiu de casa com 20 anos para fazer um Erasmus, embora tenha voltado depois para o Porto. Tudo isto mexe muito comigo e à medida que envelheço, sinto-me mais frágil porque me é mais difícil deslocar-me e ir ter com eles como o fiz durante anos. Não me vou despedir se não com até já, pois não quero que eles percebam o que me vai na alma...
    A sua filha, Madalena , vai chegar bem, o mundo agora é pequeno e andar de avião é seguro!
    Obrigada , Graciete, pelas sua palavras. São importantes! Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ânimo Virgínia. A sua família é maravilhosa e isso é uma grande felicidade. O tempo passa depressa e a Virgínia ainda é muito nova, portanto ainda os vai ter junto de si durante muitos, muitos anos.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Graciete. Neste momento passo dos estados de ânimo aos de desânimo muito rapidamente. Vai-me fazer impressão quando vier de Leeds e chegar à casa vazia....aí é que terei de ter muita força para aguentar a solidão e o silêncio.

      Bjo.

      Eliminar