sábado, 23 de agosto de 2014

Esposende para terminar as férias em beleza

Ontem pôs-se um dia magnífico e aproveitámos em grande. Soube-me maravilhosamente estar na praia - até levei a minha cadeirinha - e poder tomar banhos prolongados. A temperatura seria duns 18º, mas sabia bem, revigorava. Estava límpida com algumas algas, que emprestam um cheiro característico às praias atlânticas.

Fui feliz naqueles momentos com a minha filha, nada que se compare com a piscina, onde se ouvem as crianças sempre a gritar ou os paizinhos a puxar por elas - os portugueses são muito showoffish, adoram dar nas vistas e tudo o que fazem é com muito alarido.



Resolvemos ir jantar a Esposende, onde já não ia há uns dez anos. Está uma verdadeiro resort de férias, com as suas casas baixas e bem cuidadas, jardins e marginal espectacular. Faz lembrar as praias da Côte d'Azur. Fomos primeiro até à praia para eu matar saudades dos meus tempos de jovem mãe. As barracas azuis e brancas e a praia vazia recordarm-me os filmes antigos como o Morte em Veneza...






 Realmente o estuário do Cávado é uma das paisagens mais naturais que conheço - como a Ria de Aveiro - e ao fim da tarde adquire uns tons de laranja-ferrugem que contrasta vivamente com o azul da água. Muitos jovens se dedicam ao paragliding - não sei como se diz em português . devido ao vento norte que empurra as velas a uma velocidade vertiginosa.

O restaurante novinho em folha fica junto à margem do rio e tem uma construção bonita em que se nota o bom gosto acima de tudo. Os talheres são de design muito originais, os pratos confecionados na perfeição. Foi um pouco caro, mas a posta à barrosã grelhada com grelos e batata a murro estava perfeita. Adorámos o ambiente.



Este foi o último dia e foi perfeito. Deus nos dê muitos como este!!

Já escrevo do Porto, onde é sempre bom voltar....

2 comentários:

  1. Umas férias em beleza. Quando eu ia para Ofir, estava tudo um pouco decadente em Esposende,mas dizem-me agora que melhorou muito e a Virgínia confirma.
    Mas aquelas torres, Virgínia?!!!! Que aberração.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. A diferença entre a vila que eu conheci em 1977 e agora é total, mas não fui ao centro, só fiquei pela marginal, que esá imponente com palmeiras todo ao longo do rio até ao farol. Não construiram casas mais altas que 3 andares e mantiveram o branco como cor primordial, o que dá uma uniformidade bonita à skyline da vila vista do farol. As tardes junto ao rio são belas, embora o ventinho irritante. Gosto de lá ir em passeio, mas prefiro Ofir como praia e mesmo hospedagem. As torres deveriam ir abaixo e se estivessem noutro local e não houvesse interesses instalados já tinham ido. Este ano o mar chegou lá!! Pena não as ter deitado abaixo!!! :)

    Estou um pouco triste e com ressaca, mas vai passar. O fim de semana é sempre mais difícil de passar....
    bjinho

    ResponderEliminar