terça-feira, 12 de agosto de 2014

Seize the day. Make your lives extraordinary!

Morreu RobinWilliams.

Em geral não gosto de trazer efemérides ao meu blogue, sobretudo destas que nos pôem tristes. Mas hoje tenho de oferecer o meu tributo a um grande actor.


Como acreditar que um homem que, em dada altura num filme tem esta tirada para os seus alunos, palavras que ficaram célebres e correram não só cinemas como salas de aula - as minhas, por exemplo - sessões pedagógicas  ( fiz várias no British Council), carnets de cinema, sites de reviews, etc. põs termo à vida, assim dum momento para o outro? Como é que a sua família não pressentiu a sua enorme depressão?


"We don't read and write poetry because it's cute. We read and write poetry because we are members of the human race. And the human race is filled with passion. And medicine, law, business, engineering, these are noble pursuits and necessary to sustain life. But poetry, beauty, romance, love, these are what we stay alive for. To quote from Whitman, "O me! O life!... of the questions of these recurring; of the endless trains of the faithless... of cities filled with the foolish; what good amid these, O me, O life?"

Answer: That you are here - that life exists, and identity; that the powerful play goes on and you may contribute a verse. That the powerful play *goes on* and you may contribute a verse. What will your verse be?"



Dead Poet's society





Poesia, beleza, romance, amor, é por isto que nos mantemos

 vivos.

O espectáculo continua e todos temos de contribuir com um

 poema. Qual é o teu poema?


Porquê morrer assim, Robin? Tantos e tantos de nós bebíamos as tuas personagens, admirávamos o teu talento, seguíamos os teus conselhos, riamos com prazer, chorávamos à socapa, amávamos-te como Homem para lá do Actor.



6 comentários:

  1. Julgar é sempre de evitar e as depressões são tramadas . São raras as pessoas com quem contacto ou dos meus relacionamentos de amizades mais ou menos recentes que não têm depressões ou já sofreram desse mal. Agora já me habituei, mas houve uma altura que me incomodava . Cheguei a pensar que me podiam contagiar. Tento ajudar...é o meu voluntariado....Mas não é nada fácil!...
    Já estive a ler os posts e não há dúvida que há situações difíceis de se ficar indiferente. Emocionalmente sou fraquinha... Fico algum tempo atormentada com as situações, mas depois passa-me e a vida continua. Gostei muito das fotos do Porto , parecem postais dos muito bonitos! Os vídeos um deles conheço bem , o do Bethoven. A composição é melancólica, mas bonita. O outro desconhecia .
    Evite pensar no que há-de vir amanhã, como se isso fosse fácil. Eu sei que não é fácil...Também gostava de tirar um "curso" para me libertar de sofrer por antecipação...Abraço, Virgínia!...

    ResponderEliminar
  2. Tinha escrito um comentário enorme e desapareceu....

    Há pessoas que são propensas a depressões, mas não me parece que nem a Madalena , nem eu sejamos. Temos bastante estofo e confiança para não nos deixarmos vencer pela adversidade. O que não quer dizer qe não tenhamos altos e baixos. Já passei por maus bocados, mas felizmente o meu filho João foi o meu esteio e coneguiu sempre animar-me e até conduzir o barco...
    É muito bom ter filhos como ele. Parece que cria um ambiente positivo sempre à sua volta.

    Bom, fico por aqui. Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero ficar apenas pelos altos e baixos, fazem parte da vida. Sou do género que me vou abaixo depressa,porque me emociono demais, mas também depressa me ergo e procuro encontrar formas de sair do fosso rapidamente. Nem tudo são rosas.
      Há quatro senhoras que vivem no Porto que faço muito gosto em conhecê-las. Claro que a Virgínia é uma delas... É a mais recente dos meus conhecimentos virtuais, mas a que mais me diz na empatia e nos gostos, não desfazendo em nenhuma das outras senhoras, claro que não! Talvez porque revela, através do seu blog, assuntos que me são caros!..
      Tinha prometido ir ao Norte no final da Primavera inicio de Verão, mas tem sido complicado, porque tenho uns compromissos por mais alguns meses que me impedem de o fazer . Mesmo no Algarve tive de estar a resolver por tlm determinados trabalhos . É um desassossego. Minha irmã, mais velha, diz-me, não te queixes que isso dá vida! Esta então remove montanhas!... Beijinhos.

      Eliminar
    2. Se a Madalena morasse em Lisboa eu até iria lá para a conhecer, mas o Seixal é longe e não guio, de modo que levava horas para me deslocar. Estes meses tb estarei ocupada - vou a Ofir, depois a Leeds e por fim aos EU, vai ser uma aventura!! Mas nós vemo-nos por aqui :))) Bjinhos

      Eliminar
  3. A morte do ator, tão inesperada , deixou-me bastante abalada. A vida tão difícil e o mundo tão conturbado torna-nos um alvo da depressão. Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. As pesoas brilhantes como ele têm todas flutuações de "moods" e caem facilmente em depressão. Se não estão acompanadas podem mesmo sucumbir à dor. Lamento muito que isto tenha acontecidos com um actor que era fora de série em todos os sentidos e nos fazia rir quando estávamos deprimidos!! As cenas do Bom Dia Vietnam são sintomáticas do que foi a sua vida!
    Bjinho

    ResponderEliminar