quinta-feira, 28 de agosto de 2014

De novo a magia do Porto


Ontem fui jantar com a minha filha à Ribeira, talvez em jeito de despedida, dado que o restaurante onde vamos , em geral, fecha durante 15 dias e a Luisa irá para Leeds no dia 11.

Não há local melhor para nos levantar a moral.
É mesmo, na minha opinião, o coração da cidade, o seu órgão vital nesta época estival.
No Natal, S. Catarina ocupa um lugar central. Durante a noite, os bares da Galeria de Paris surgem agora como o foco de entretenimento mais apetecido.
A Ribeira, contudo alia à beleza esplendorosa dum cenário quase insuperável, a vida das gentes ribeirinhas misturada com turistas de todas as raças e credos.

A Ribeira é única, não me canso de o afirmar.
 Faz-me lembrar lugares como Trafalgar Square em Londres,  o Times Square de NY, a Piazza S. Marco em Veneza, O Quartier Latin em Paris, a Marienplatz em Munique ou o Parque das Nações em Lisboa sem mencionar muitas outras que todos conhecemos.

ancoradouro dos barcos rabelos para turistas
Ontem estava uma tarde lindíssima, sem vento, cálida. Arranjámos uma mesinha mesmo à frente na marginal e portanto comemos os nossos habituais rojões, enquanto dezenas de veraneantes passavam

por ali, admirando a vista, tirando fotos, olhando para os menus, discutindo gastronomia, escrutinizando os objectos à venda nos pequenos stands, saindo dos barcos que atracam ali em frente. Até uns noivos se andaram a pavonear rodeados de câmaras, como se estivessem na passadeira vermelha dos óscares!
violinista 
 Caiu a noite. Sentámo-nos num banco a ouvir um violinista tocando peças clássicas. Imediatamente me lembrei do meu querido Daniel a tocar na marginal da Praia da Luz no ano passado. Soube-nos tão bem ouvi-lo que até mudámos de banco à medida que ele mudava de lugar...As peças pareciam escolhidas a dedo, a Dança Húngara de Brahms, que toquei quando era miúda, árias da Carmen que o meu filho cantou no Coliseu, o Danúbio Azul, que dancei no meu casamento...
A magia das bolas de sabão gigantes

Posando para a fotografia

Nada escreverei sobre a beleza dos cais de Gaia e da Ribeira à noite. As fotos revelam tudo e muito mais do que eu poderia dizer.

Cais de Gaia e Caves

Ponte Luiz I e Mosteiro








4 comentários:

  1. Também gosto muito da Ribeira mas,ultimamente pouco tenho saído. Como normalmente não saio à noite, costumo ir com amigas almoçar à Ribeira de Gaia para apreciar o Porto.
    Um beijo e votos de continuação de dias tão lindos e felizes.

    ResponderEliminar
  2. Estou a aproveitar enquanto a Luisa cá está, pois não saio sozinha à noite e no inverno já não terei vontade de ir a lado nenhum....prefiro não pensar nas tristezas, vai haver muito tempo para chorar :)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Deverias publicar um livro (bi ou trilingue) com ass tuas crónicas e fotos.
    O melhor título seria 'A cidade surpreendente' mas já existe um blogue (excelente) com esse nome.
    Certamente te virá á mente um apropriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tive essa ideia, mas a nível particular.....já que livros sobre o Porto existem e muito bons, com fotografos conceituados. Mas tenciono fazer uns albuns com fotos e texto sobre o jardim Botanico, a Foz, a Ribeira, a Praia da Luz, etc. Ficam para os netos, que tb são portuenses!!
      Bjinho

      Eliminar