quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Abuso

Ontem estive a ver o documentário Toda a Verdade na SICN pelas duas da manhã.

Impressionou-me tanto que não consegui dormir.

O tema era o abuso das crianças e adolescentes por padres católicos nas instituições da Igreja italiana, onde era suposto educarem-nos e protegerem-nos.
A maioria das crianças eram pobres, tinham os pais longe, eram deficientes ou ostracizados pela sociedade.


No programa, analisava-se o comportamento dos padres, que criavam um ambiente de confiança com as crianças de modo a que elas sentissem o dever de corresponder e deixar-se manipular sem queixas. Estes procedimentos duraram mais de 50 anos e até agora, a Igreja conseguiu sempre ilibar os seus clérigos, ou porque o crime tinha prescrito ou pura e simplesmente, afastando-os do local onde trabalhavam. Em geral, eram colocados noutros a menos de 20km de distância e continuavam a praticar os mesmos actos com outras crianças. Os Bispos obrigavam todos a um sigilo completo.

Os entrevistados já tinham mais de 30 anos, alguns eram surdos-mudos que aprenderam a falar nessas instituições. Apresentavam sinais de trauma evidentes. Muitos deles nunca conseguiram libertar-se, nem sequer queixando-se às direcções. Os castigos eram severos e eles viviam o pavor de ser castigados ou enviados para casas de correcção.

A Igreja italiana criou, entretanto, uma espécie de instituição para clérigos que sofram de taras ou tenham tido casos problemáticos, mas quanto às vítimas , o silêncio é total.

Ainda estou indignada com o caso de S. Maria de Belém - escuteiro que abusava dos Lobitos a seu cargo - e ao ver este programa, pergunto-me como é que os media calam estes escândalos, como é que não há manifestações e frente ao Vaticano?

Leio na Wiki :

Em janeiro de 2014, o Vaticano anunciou a expulsão de 400 padres por denúncias de pedofilia. Segundo Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, em 2012 foram por volta de 100, enquanto em 2011 foram cerca de 300.

Mas continuo a perguntar: E as vítimas?

3 comentários:

  1. Gininhamiga

    Já saiu o Crónicas das minhas teclas e até já tenho o primeiro exemplar. Estou feliz; depois da trabalheira e confusões, o parto foi sem dor…

    Bjs da Raquel & qjs para tu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns!!
      Vou ver se consigo comprá-lo aqui na Bertrand ou na Almedina. Depois autografas quando nos virmos (?).
      Claro que o part é sem dor....a gravidez é que é mais complicada!!!
      Bjo

      Eliminar
  2. O Henrique ganhou o prémio Salazar. Parabéns.

    ResponderEliminar