quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Recordar

Dizem que o melhor das viagens é a antecipação e a recordação.
Na primeira , ansiamos por algo diferente, belo e enriquecedor; na segunda, esquecemos todo o mal estar ou desconforto, e só lembramos o que foi realmente extraordinário - mesmo pequenas coisas - com um misto de nostalgia e realização pessoal.

Há imagens que nos ficam na retina e nunca mais esquecemos.
Estou a lembrar-me de locais como Petra na Jordânia e Jerusalém que vi em 2000, a Capadócia e Istambul em 1999, o Coliseu El-Jem na Tunisia uns anos antes, o Vale dos Reis no Egipto, Veneza no Carnaval de 2000, o Tegelberg nos Alpes alemães ao qual subi várias vezes de teleférico, o Castelo de Neuswannstein com a neve a cair em 1969, os Dales no Yorkshire,  etc.

Ficaria aqui a enumerar cenários magnificos que tive o privilégio de disfrutar e pergunto-me se ainda terei forças para ver mais algum local semelhante. Muitos destes foram fotografados com a minha Canon tradicional,  pelo que as fotos só podem ser scaneadas para o pc, mas não digitalizadas.

Hoje resolvi perpetuar o Yosemite National Park na California, de que já falei longamente aqui, elaborando uma colagem com algumas ( poucas) fotos mais marcantes que tirei num fim de semana de Outubro. Queria fazer um vídeo com música de fundo, como já fiz noutras ocasiões, mas infelizmente não consegui.

Omiti todas as fotos que tenho da família - algumas comoventes - propositadamente. Aqui estão apenas cenários da Natureza que é pródiga nessa região.
Gostava de lá voltar um dia, mas não é natural que isso aconteça. Para já dou-me por feliz por lá ter estado com os meus filhos e netos.

Foram dias muito cheios e felizes. E cada foto é um pedacinho duma realidade muito maior e intemporal.


9 comentários:

  1. A natureza com todo o seu esplendor. Obrigada pela partilha
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Regina. Às vezes pergunto-me se valeu a pena gastar tanto dinheiro e correr riscos em termos de saúde para viajar longas distâncias, mas quando olho para estas fotos e me lembro de cada momento desta experiência, acho que sim, vale a pena.
      O meu filho insiste em que devo ir lá na Primavera, mas tenho receio.

      Bjo

      Eliminar
  2. Na Primavera também deve ser lindíssimo. Espero que a tua saúde te permita ir.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Acontece que na Primavera a neve derrete, formando cataratas impressionantes que nós não vimos pois o verão foi seco e os rios quase não tinham água....

    ResponderEliminar
  4. O primeiro parágrafo deste post é totalmente como penso! Impressionante!...No resto falta-me a bagagem da sua experiência rica das suas viagens. Quando relata estes acontecimentos faz com que viaje um pouco sem sair de casa. Esta é uma das riquezas de ler bloguers.
    Pois! Há fotografias que nos provocam recordações que não queremos lembrar...Também me acontece o mesmo....

    ResponderEliminar
  5. Pois, Madalena, muitas vezes a empatia nasce de pensamentos coincidentes, gostos parecidos, emoções paralelas. Não a conheço, mas parece que sempre a conheci. É talvez a pessoa que mais gostaria de conhecer pessoalmente dentre aquelas que lêem este blogue e que nunca vi. Ainda não desesperei de a ver aqui no Porto, não agora que chove torrencialmente, mas na Primavera...
    É bom ler o que se escreve nos blogues, leio poucos, mas respondo sempre quando leio, pois sei como é importante ter comentários.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Diderot, escreveu a propósito das suas viagens: "já lá estava antes de ter chegado, ainda lá fiquei depois de ter partido"!
    p.s. E o filósofo não tinha Google Earth!

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante, Dalma. É mesmo verdade.....

    Os seus comentários também são muito importantes para este blogue, pois levantam sempre algumas questões e eu gosto de uma bom debate!!!

    Sabe que me contactaram da TVI por causa do blogue e não só? Comvidaram-me para ir lá a um programa , mas recusei. Detesto a exposição e muito menos falar da minha vida em público. Na Net é diferente.....

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Virgínia, por apreciar os meus comentários, às vezes demasiado acutilantes, eu sei! Algumas pessoas não gostam de encontrar alguém que não está de acordo com elas. O ter sido professora em anos de escolaridade avançados e de uma disciplina que exige algum poder de análise levou a que eu facilmente dê com incongruências no que por aí se escreve e isso se traduza nos meus comentários...
    Compreendo que não tivesse aceitado o convite da TVI. Eu também sou " low profile" e como tal não gosto de me expor!

    ResponderEliminar