segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aquelas janelas viradas para o mar

É assim que se chama um site do Facebook dum Amigo meu do Woophy, José Soares.
https://www.facebook.com/groups/675409252525963/?fref=ts

Nele podem-se ver todo o tipo de janelas portuguesas dos mais variados locais e estilos. Ontem achei graça à ideia e resolvi ver as minhas fotos de janelas.

Encontrei muitas, algumas delas verdadeiras pérolas em prédios antigos da Foz do Douro, outras de zonas do Porto mais características. Ficam aqui algumas dessas fotos e um poeminha relacionado com janelas.

Creio que não conseguiria viver numa casa sem janelas amplas e sem luz.

Sofri bastante quando mudei para o Porto e estive em casa da minha sogra durante um ano. Aí as janelas eram pequenas e com os reposteiros ( que odeio) e as portadas não se via o céu. Em dias de chuva tinha de se abrir a luz logo de manhã.

Felizmente em 1980 mudámos para um apartamento com horizontes ainda que citadinos.





Na Foz, entretenho-me a fotografar não só mar, mas também aspectos arquitectónicos muito típicos do princípio do século ou mesmo anteriores. Não sei se gostaria de viver nestas casas, mas aprecio a sua beleza antiga, os azulejos, as cornijas e detalhes.

O amor é grande e cabe 
nesta janela sobre o mar. 
O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar.
 O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.



Hoje faz 41 anos que me casei.

A esta hora já estava terminada a festa e partimos rumo a uma vida diferente.

Foi já há tanto tempo...


Anexo aqui um vídeo que a minha amiga Regina me enviou com janelas de Lisboa e um poema espectacular de António Gedeão que se pode ler no vídeo. Obrigada, Regina!


14 comentários:

  1. Comigo já lá vão 45 anos, de paz, tranquilidade e três filhos...

    ResponderEliminar
  2. Comigo já lá vão quase 46...
    Quanto às janelas deixo um site com um vídeo com janelas de Lisboa e o poema de Gedeão "As janelas do meu quarto" https://www.youtube.com/watch?v=7cl2r_azCdc
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Ainda ontem almocei com o meu ex-marido e filho mais novo. A amizade depois do casamento é uma das coisas mais bonitas que existe. Como dizia a Emma Thompson: O meu casamento não falhou, só mudou de rumo.

    Obrigada, regina

    ResponderEliminar
  4. Virgínia, não é assunto que se discuta aqui, mas tenho a certeza que jamais continuaria a encontrar-me com alguém que me abandonou ou que teve um comportamento tão grave que me levou a abandoná-lo!!

    ResponderEliminar
  5. Não conhece casos de casais que se separam e passam a viver em andares diferentes no mesmo prédio porque continuam a gostar um do outro? Ou de casos em que o amor aos filhos fala mais alto e os ex-marido e mulher gostam de participar nas festas de anos, Natal ou Páscoa juntos? Isso é que é uma atitude normal de gente civilizada!
    No nosso caso não foi nenhum desses factores que cita a causa da separação, mas comportamento duma terceira pessoa da família que interferiu gravemente nas nossas vidas com prejuízo para mim em especial. Só o digo aqui porque sei que o meu blogue não é lido pela minha família nuclear, nem pelas pessoas em questão. Mas encerro a conversa, se não se importa.

    ResponderEliminar
  6. Adoro janelas largas e amplas. Ainda há dias em conversa com a filhota lhe dizia que não sei como há pessoas que compram apartamentos caríssimos mas com janelas de vidro acastanhado! Detesto! Nem que me o oferecessem, moraria lá.
    Gosto da luz do sol ou do dia o mais clara possível e é por isso que raramente( e faço mal, eu sei...) uso óculos de sol.
    O mundo fica mais triste com a luz destorcida.
    PS: uma das janelas que fotografou é da casa onde vivi, na Foz, a minha meninice e parte da adolescência :=) 3ªfoto

    ResponderEliminar
  7. A sério, Geninha? Que coincidência. Quem me dera poder subir aquela casa e olhar para o mar dali....
    Não gostava de viver na Foz por ser muito longe do centro, mas deve ser óptimo ver o mar a todas as horas do dia.
    A casa onde o meu filho mora - e onde eu morei durante 3 anos depois de me separar - tem duas janelas do alto dum 9º andar com vista do mar desde a Afurada até ao Cabo do Mundo....céu imenso e pores do sol todos os dias!! Saí de lá por várias razões, mas nunca vi casa com tanta luz como aquela. Nem sequer gostaria de viver numa casa térrea pois acho sempre que a luz é muito menor do que num apartamento alto.
    Bjo

    ResponderEliminar
  8. Gininhamiga

    O Tristão da Silva e o Francisco José cantavam:

    Cem anos que eu viva não posso esquecer-me
    Daquele navio que eu vi naufragar
    Na boca da Barra tentando perder-me
    E aquela janela virada pró mar

    Sei lá quantas vezes desci esse Tejo
    E fui p´lo mar fora com a alma a sangrar
    Levando na idéia os lábios que invejo
    E aquela janela virada pró mar

    Marinheiro do Mar Alto
    Quando as vagas uma a uma
    Prepararem-te um assalto
    P´ra fazer teu barco em espuma

    Reparo na quilha bailando na crista
    Das vagas gigantes que o querem tragar
    Se não tens cautela não pões mais a vista
    Naquela janela virada pró mar

    Se mais ainda houvesse mais fortes correra
    Lembrando-me em noites de meio luar
    Dos olhos gaiatos que estavam à espera
    Naquela janela virada pró mar

    Mas quis o destino que o meu mastodonte
    Já velho e cansado viesse encalhar
    Na boca da barra e mesmo defronte
    Naquela janela virada pro mar

    Marinheiro do mar alto
    Olha as vagas uma a uma
    Preparando-te um assalto entre montes de alva espuma
    Por mais que elas bailem numa louca orgia
    Não trazem desejos de me torturar
    Como aquela doida que eu deixei um dia
    Naquela janela virada pró mar


    Bjs da Kel e qjs do Riquinho

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me muito bem deste fado. Foi daqui que saiu o título do site, que é apetecível....

    Obrigada, Riquinho! :)

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa, mas eu disse logo que não era assunto que se discutisse aqui e tão somente dei a minha opinião, portanto não precisava de me contar as suas circunstâncias!

    ResponderEliminar
  11. As suas opiniões , Dalma, são sempre benvindas desde que não sugiram ou impliquem censura - por mais leve que ela seja -. Senti neste seu post algum desdém ou estranheza em relação à minha atitude ou relação com o meu ex-marido. Posso dizer-lhe que neste momento em que estou sozinha no Porto, ele seria a primeira pessoa a quem recorreria em caso de doença, problema jurídico ou mesmo necessidade de apoio. Porque há mar e mar, há ir e voltar, em doze anos de separação, muitos agravos se apagam e outros sentimentos emergem, boas recordações em comum, suficientes para nos aproximar e até criar cumplicidades. A TVI queria que eu fosse lá ao programa da Fátima Lopes falar do meu divórcio e aftermath do mesmo, mas eu recusei. Não tenho a mínima vontade de me expôr ou expõr os meus a situações que são nossas, por muito sedutoras que elas possam parecer nos media.

    ResponderEliminar
  12. Gostei das fotos de janelas, mãezinha! Também as aprecio quando estou no Porto (e, é claro, adoro a Foz!). Aqui em Leeds também há alguma arquitectura graciosa e majestosa, como a mãe bem sabe! :-D Beijinho, Carocheta :)

    ResponderEliminar
  13. Que me dera fotografar janelas de Leeds, mesmo assim tenho muitas aqui já fotografadas, as casas do centro e de headingley tb davam pano para mangas!!! Obrigada pelo comentário, <3
    Bjinhos

    ResponderEliminar