domingo, 9 de novembro de 2014

Viver

Ainda há dias escrevi que não necessitava de ver gente para me sentir bem. É verdade , mas o seu contrário tb o é.

Hoje depois duma noite bem dormida - a primeira desde que vim dos EU - resolvi ir ao cabeleireiro cortar e pintar o cabelo, uma necessidade absoluta para quem tem o cabelo escuro ( sempre teve). Não gosto de andar com raízes brancas, dá uma ideia de desmazelo, mas nestes últimos dias, infelizmente, não me sentia capaz de andar.

Hoje fui de autocarro e até me admira como consegui chegar até ao Cidade do Porto sem grande dificuldade. O shopping está às moscas desde que fecharam os cinemas de saudosa memória e abriu o novo Mercado do Bom Sucesso, muito popular neste momento. Já vou ao Samjam há uns três anos e gosto muito do ambiente e das empregadas, sempre atenciosas e interessadas. Fazem sempre descontos, de modo que não me fica tão caro.

Ainda pensei em ir ao Fróiz, dado que precisava de algumas coisas do supermercado, mas optei por ir ao Bom sucesso, à minha confeitaria favorita, pois o meu filho está aí a vir e ele é guloso, q.b.
Havia muita gente no antigo mercado, comes e bebes em fartura, algumas lojinhas engraçadas - a do atum em conserva, por exemplo - muita animação e alegria. Ainda bem, sinais de vida numa zona que parecia estar moribunda.


Para casa apanhei um taxi após esperar 10m na paragem. Ao domingo os autocarros escasseiam e não valia a pena estar ali ao frio pois não pago mais que 4 euros até minha casa. Bons tempos em que fazia o percurso a pé sem qualquer dificuldade.

Chegada a casa, senti-me melhor psiquicamente, embora aflita por me sentar e estender a perna. Faz bem ver gente, afinal. Detesto shoppings ao domingo, mas o mercado não é um shopping, é um local de convívio e gente bem disposta, que conversa e se sente feliz. Bela maneira de passar umas horas ao domingo quando não se tem mais ninguém com quem conviver.


10 comentários:

  1. Com que então também és fã da Quinta do Paço... Quando andava na Faculdade (nos Leões) era uma tentação, ali tão perto...Além dos "éclair" eram o iogurte (ainda guardo um boião com os dizeres Quinta do Paço e as féculas, uns queques de fécula que já não fazem e eram deliciosos...Temos que combinar um encontro na QP do Bom Sucesso...
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Dou aqui a resposta ao que me pergunta sobre as "yuccas". Na realidade não faço nada e no entanto dão flores pelo menos duas vezes por ano! Desde há quase 30 anos que ali estão entre rochas que havia, quando desenhei o jardim e decidi o que ia plantar.
    No verão alentejano não é fácil ter arbustos mimosos e as Yuccas são ideais para temperaturas às vezes a cima de 40º, tal como acontece nas áreas desérticas do US onde são vulgares. Talvez as suas tenham terra demasiado rica e talvez demasiado humidade!

    ResponderEliminar
  3. É engraçado que aqui em frente no jardim botanico as yuccas dão sempre flores, mas todo o espaço é só de cactos e tem um terra coberta de gravilha que deve manter seca a terra. Aqui na minha varanda elas apanham chuva e a temperatura nunca ultrapassa os 25º. Talvez seja isso. Há mais yuccas nas varandas dos vizinhos e nunca vi flores.
    Obrigada pela informação. Fiquei a saber que o seu Areeiro é no Alentejo, pensei que era em Lisboa. :)

    ResponderEliminar
  4. Regina, sempre fui fã da Leitaria desde que o meu ex-marido ma apresentou. Chegava a descer no autocarro, ir tomar lá um chá e depois apanhar o autocarro de novo para casa.!! O meu filho é maluco pelos éclairs, eu adoro as bolas de berlim, mas coibo-me de lá ir quando ele não está cá. Nunca gostei de leite, nem de iogurtes de modo que não posso pronunciar-me, mas o chantilli é o melhor que alguma vez comi, inclusivé em Lisboa , onde a Versailles dava cartas!!! :)
    Sim, podemos encontrar-nos lá quando eu recomeçar a ir à piscina do Bom sucesso, por exemplo. :)

    ResponderEliminar
  5. Sim, o meu Areeiro é no Alentejo, um bairro fora da cidade e por isso há espaço para jardim, horta (hoje desativada) e pomar.
    São as minhas "7 quintas"como dizem os meus filhos!

    ResponderEliminar
  6. Olá Virgínia!
    Também já fui algumas vezes ao Mercado do Bom Sucesso e gostei. Adoro os éclairs da Q.do Paço há muito tempo! E ia lá muitas vezes comprar o chantilly para a minha Mãe fazer bolos. Uma delícia. Ainda hoje, para uma ocasião especial, vou lá buscá-lo. Também tem uma loja dos biscoitos Paupério, já viu? Com os " fidalguinhos", os limonetes e as bolachas de bunilha, entre outros, também da minha infância...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço os produtos da Paupério, em jovem consomia tudo da Triunfo, sobretudo as bolachas Maria, que os meus netos descobriram numa mercearia de Mountain View!!
      O chantilly é único, adoro, mas não posso abusar por causa do colesterol e glicemia!!
      Gosto imenso da parte mercado, muito colorido e arrumadinho.
      A Luisa apresentou-me os rissois numa loja dedicada aos mesmos com mais de dez variedades de rissois. O meu filho é fã das sandes de leitão. O ambiente é muito quente!! :)
      Bjinhos

      Eliminar
  7. Sim, é a minha morada, o sítio onde gosto de estar quando não ando "por aí...". Na nossa " gaiola" do Parque das Nações só para ver os netos!

    ResponderEliminar
  8. Não me importava de ter uma gaiola no Parque das Nações para visitas à família em Lx. Mas vou lá tão poucas vezes que não valia mesmo a pena!! :)

    ResponderEliminar