sábado, 1 de novembro de 2014

Volver

É curioso como a palavra espanhola volver equivalente ao nosso voltar me soa sempre mais melodiosa, mais maternal, mais convidativa quando se trata de retornar ao nosso lar.
Volver à nossa casa, após uma relativa ausência, é sempre um redescoberta e uma inquietação. Perdemos um pouco a noção do espaço e dos pormenores, queremos encontrar coisas e não sabemos bem onde as pusémos ( ando à procura das minhas chaves da casa  e não as encontro, só levei o mínimo de chaves que necessitava), abrimos gavetas, estranhamos tudo.
Ontem aconteceu-me isso. Passei horas à procura de coisas e a arrumar coisas...descobri que tenho objectos a mais, prendas de Natal guardadas, lenços

e echarpes que nunca mais acabam, cremes e bolsinhas que fazem a alegria de qualquer teenager, mas a mim não me fazem falta nenhuma...

Pergunto-me o que fariam delas os meus filhos ou nora, se eu desaparecesse....provavelmente não estariam muito interessados numa caixa de costura antiga, máquina fotográfica dos anos 50 ou lenços trazidos de Jerusalém. Não lhes dariam o devido valor, aquele que nós lhes damos e é só estimativo. Já nem falo dos meus quadros, que se acumulam no atelier a ganhar pó. Deixei de pintar, com pena minha...não me interessa empilhar telas que não dizem nada a ninguém.

Estou numa fase de negação. Não me apetece sair, ir a concertos ou a museus.Não consigo dar dois passos sem ter de descansar e isso desola-me.

Quero viver com saúde, não me interessa viver sem qualidade.....mas todos os males sejam estes....

7 comentários:

  1. Virgínia, realmente está muito negativa! Bom pq não fazer um plano para reverter isso? Um plano para voltar à sua rotina? Quem sabe, incluir nele uma pequena dieta para desentoxicar da comida americana? Quando venho desses sítios, onde o único problema que enfrento é o alimentar, faço sempre uns dias de dieta: sopinha e sumos!
    Depois fazer algo de diferente cada dia é verá que aos poucos tudo entra nos eixos!

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, Dalma....estou aqui a ver o jogo do Porto com o meu filho mais novo e já abri a boca mais de vinte vezes....
    Não ligue, até fiz um lombinho de porco com espinafres que estava delicioso.E antes tinha feito para o meu filho panquecas Aunt Jemima - conhece? - que se vendem aqui no supermercado americano no Via catarina. Ficam esplendidas com maple syrup.
    Isto é um estado de espírito , fruto da minha doença crónica que é a artrose, piorando de cada vez que faço esforços continuados. Em Mountain View, as distâncias eram grandes demais para se ir a pé, tive sempre de pedir a minha nora que me viesse buscar, pois não há transportes como aqui. Só havia comboio para S.F. e S.José. O resultado foi que andei muito a pé todos os dias, o que é bom para os outros , mas não para mim, já que tenho as minhas articulações em estado crítico!!
    Mas isso agora não interessa nada .....em breve estarei bem melhor, já começo a fisio na 2ª feira....obrigada pelos conselhos doutos!! :)

    ResponderEliminar
  3. Pois é Virgínia, na América não há o " logo alí", por isso o automóvel é o segundo "par de pernas" de qualquer pessoa.
    Sim, panquecas com " maple syrup" são mt boas mas a balança proíbe-as em absoluto, nisso eu tenho muito cuidado pois sei que se começo com problemas desses os meus "por aí" ficam comprometidos...
    As melhoras em todos os sentidos.

    ResponderEliminar
  4. Ontem um dos investidores da startup do meu filho perguntaou-lhe como é ue ele tinha conseguido trocar o Porto por Mountain View. Ele acha o Porto o máximo, lindíssimo!! O meu filho respondeu que se o não fizesse, ele e outros investidores não estariam aqui....e a verdade é que todos vêm cá!!
    Não fiquei freguesa dos EUA....gostei de algumas paisagens....mas não gosto do ifestyle , nem da gastronomia , nem da pronúncia deles. Sinto-me muito melhor em Inglaterra, em Leeds onde posso andar a pé, ver lojas giras e as paisagens são magníficas também. Cheguei à conclusão de que a Europa é bem mais acolhedora....

    Bjo

    As panquecas foram para o meu filho....nem gosto muito se syrup!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fast recovery, Virgínia :)

      Também não me puxa nada ir aos EEUU dos grandes espaços. Claro que gostei muito de Nova Iorque, e voltaria n vezes, é a mais europeia das cidades americanas. Gostaria de Chicago também, incluindo ouvir a orquestra ;). Mas a sociedade do interior, rural ou urbana, como a Virgínia descreve - modo de vida, gastronomia, linguajar cheio de Fªªª, fealdade geral e distâncias excessivas - deve ser insuportável.

      Inglaterra é ... um doce ♥
      [à excepção do eixo industrial centro-oeste,claro]

      Rápidas melhoras de disposição.

      Eliminar
    2. Mário, também eu gostei de NY e muito. Mas fui para um hotel perto da Times Square, fiz o passeio habitual atè Staten Island ao fim da tarde, andei na Brooklyn Bridge, fui ao MOMA, a uns três musicais e peças de teatro e pouco mais. É tudo caríssimo e as distâncias também são grandes. Gostei muito da cidade. Também adorei os 15 dias que passei na Cornell University com o meu filho, onde as temperaturas eram de 15º negativos. A paisagem de Ítaca - zona dos Fingerlakes - é espantosa tanto no Verão como no Inverno, cascatas, riachos, lagos e vales....
      A Califórnia foi uma decepção em termos de vida cultural, talvez porque estava em Mountain View que só tem tecnologias...:)
      A Europa fica mais perto e gostaria de voltar a França e Itália que conheço menos bem. Mas a Inglaterra é a minha segunda casa....adoro o ambiente, a língua ( mesmo a do Yorkshire) e até o tempo!!! :)
      Abraço

      Eliminar
  5. O Porto é lindíssimo, ninguém duvida, mas quem o habita e portanto o tem para si é natural que se encante também por outros lugares!
    Tenho 3 amigas alemãs (72,80 e 82) que religiosamente vão aí todos os anos. Desta vez tiveram azar pois foi naquela semana de chuvas torrenciais, mas pelo que parece não se importaram!
    Quanto aos US eu adoro, ao contrário do Reino Unido em que a paisagem não difere muito, lá atravessamos planuras, montanhas, lagos azuis de cobalto, desertos imensos (já atravessamos o Dead Valey embora hoje não o voltasse a fazer), praias de areias de coral etc etc. Enfim, sou uma apaixonada por eles!

    ResponderEliminar