quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Triagem

Resolvi fazer uma triagem aos livros que se acumulam nas estantes da minha casa - apesar de ter deixado muitos na minha antiga casa.
Enchi 3 caixotes que a minha empregada levou para uma associação onde precisam duma biblioteca.
Eram livros que ninguém lê, alguns em duplicado, todos em português. Ainda fiquei com muitos em inglês e outros de literaturas várias que quero conservar.
A maioria dos livros que me oferecem no Natal são para dar, começo a ler e não passo das primeiras páginas. Detesto ter livros só por ter...

Vou fazer o mesmo com CDs de música que me enchem 4 estantes estreitas. Tudo isso já está n iTunes e posso ouvi-los quando me apetece no Spotify, no Mezzo e nem uso o leitor de CDs tradicional.

É espantosa a evolução das tecnologias e o desperdício que acabamos por ter em casa ao fim de pouco tempo.

As estantes ficaram mais leves. limpam-se melhor e os livros podem vir a ser úteis na associação.

Não sou saudosista quanto aos objectos, a não ser que tenham sido dos meus Pais ou Avós ou algo que estimo mesmo. Bric-a -brac não é comigo! E mesmo os meus quadros estão nalgumas paredes, mas não as encho totalmente como vejo algumas pessoas fazer...mudo-os de vez em quando para variar de cores :)

Gosto de ter ar para respirar, espaço e paredes sem nada....são tão necessários como o silêncio.

4 comentários:

  1. Anda com um humor que me provoca o riso... Talvez porque vem ao encontro do que penso sobre vários assuntos. Nem sabe o alívio que sinto quando encontro pessoas , raras, a pensar no mesmo que eu. Ao menos sinto-me acompanhada ! O ano passado comecei a fazer o mesmo do que está a fazer aos livros e DVDs... Realmente em poucos anos muita coisa mudou. Quando quero ouvir música ouço no computador ou no mp3 . A leitura ainda não me satisfaz sem ser no livro em papel. Tenho um Tablet , mas faz-me confusão ler textos mais longos ou livros por esta via. Se calhar é uma questão de me habituar...
    Bons trabalhos nas suas arrumações ! Neste momento nem lhe conto o que vai aqui por casa... Barulhos e pó com fartura... WCs em remodelação dá nisso. Tem sido um ano de grande movimentações...
    Beijinhos, Virgínia!

    ResponderEliminar
  2. Não é humor, é exactamente o que penso, nunca fui de comprar bibelots ou recordações deste ou daquele lugar, a não ser que fosse algo muito bonito ou exótico. Já acho que tenho objectos a mais em casa...
    Obras também preciso de fazer....mas não sei quando...só a ideia apavora-me....
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ao longo de dezenas de anos colecionei enciclopédias sobre Fauna, História de Portugal, História Universal, História da Arte, Saúde , Enciclopédia Luso-Brasileira, etc., com o objetivo de poder consultar nos tempos de aposentadoria... Hoje, com a Internet, estas dezenas de volumes não tem utilidade, apenas para decoração nas prateleiras...

    ResponderEliminar
  4. Só tenho uma enciclopédia a collier, que até é decorativa e discreta. Dou graças a Deus por não ter coleccionado mais nada , pois só serviria para deitar fora. Ninguém usa obras de reter~encia hoje em dia e estão desactualizadas. Os meus netos às vezes gostam de ver as ilustrações ( dinossauros, por ex.), mas já parece tudo antiquado....

    ResponderEliminar