domingo, 30 de novembro de 2014

A degradação pode ser bela

Pertenço agora a um grupo que se dedica a fotografar cenas de degradação, sejam elas urbanas ou mais ligadas à natureza,  objectos, máquinas, zonas abandonadas, barcos, etc.

Fui ao meu arquivo e encontrei uma série de fotos que tirei no jardim botânico  e dediquei-me em especial à área mais degradada - que agora está a ser restaurada - . Os resultados foram surpreendentes e as minha experiências muito enriquecedoras.



 É curioso como a degradação pode ser bela quando fotografada em diferentes ângulos, efeitos de luz ou contraste.






7 comentários:

  1. Virgínia nunca ouviu está máxima: " não te deixes enganar pela lente de um fotógrafo!"?
    A degradação só pode ser bela, através de uma lente que não seja a lente do olho humano!!

    ResponderEliminar
  2. Não concordo. Esta estufa antiga, com plantas a morrer dentro, cheia de ferrugem e uma patine própria dos anos, da corrosão da água e embaciamento dos vidros é muito mais sedutora do que a nova que foi construída aquando da expo do darwin. Passava lá muitas vezes e tirei fotos de tudo, até dos baldes e cisternas que havia por ali. Agora já estão a restaurar tudo e vai ficar sem graça nenhuma....é como algumas casas velhas que depois de restauradas perdem a traça, a personalidade e até a beleza.

    ResponderEliminar
  3. Virginia, nunca, nas suas andanças, se sentiu desiludida depois de ter visto uma deslumbrante paisagem, numa qq promoção turística e chegar lá e ser uma desilusão?! Então hoje com todos os programas "fotoshop" que por aí andam produzem-se imagens que nada têm a ver com a realidade!
    Uma estufa de vidros partidos e embaciados como descreve só será bela para os olhos românticos de quem a vê... tire-se o romance e para mim será apenas algo degradado e dúvido que o degradado possa ser belo, pelo menos no sentio puro de termo! Desculpe se discordo de si... Enfim é a minha veia pragmática a falar!

    ResponderEliminar
  4. Nestas fotos não há qualquer photoshop, nem sequer alteração. Só cortei partes da estufa que faziam efeitos de pintura, As cores são naturais, mas ficam realçadas pelo corte. Se reparar as próprias estufas são bonitas e com sol a dar ganham um colorido dourado que não teriam se fossem mero vidro limpo. Não concordo que se substituam peças antigas por novas ou se pintem paredes já com patine. Lembro-me sempre da minha desilusão ao ver Praga em 1971. Tinha lá estado em 1968 e era uma cidade triste , mas duma beleza antiga inolvidável. Depois de restaurada, continuou bonita, mas perdeu a História.....

    ResponderEliminar
  5. E que dizer da Capela Sistina antes e depois da restauração das pinturas? A 2ª vez que a vi só a conseguia associar à Benetton!
    Ainda relativamente à sua resposta, uma casa com patine não significa que esteja degradada... o que é fundamental é que quem renova perceba do assunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dalma, o seu comentário é simplesmente. ..elucidativo. PARABÉNS.

      Eliminar
  6. Tenho de corrigir o que escrevi sobre Praga. Estive lá em 1971 e depois em 1998. Foi uma diferença total. Tudo estava pintadinho e para turista ver....

    ResponderEliminar